Gaudium news > Polônia celebra festa de Nossa Senhora de Czestochowa

Polônia celebra festa de Nossa Senhora de Czestochowa

Polônia – Varsóvia (Quarta-feira, 28-08-2019, Gaudium Press) O Arcebispo Wojciech Polak, Primaz da Polônia, pregou, na festa de Nossa Senhora de Czestochowa no Santuário de Jasna Gora, uma mensagem de unidade de todos os poloneses sob o manto da Mãe de Deus. O Santuário registrou a visita de mais de 36 mil peregrinos por ocasião da Solenidade, havendo atraído desde o mês de maio mais de 134 mil peregrinos registrados oficialmente.

Polônia celebra festa de Nossa Senhora de Czestochowa.jpg

“A presença de Maria na imagem milagrosa de Jasna Gora nos conta sobre a presença de Maria na vida de Jesus e a Igreja na vida da nação polonesa”, comentou Dom Polak. “Sua ajuda e defesa não nos separam dos demais. Não nos isolam e não fecham nossa própria felicidade em um casulo. Não conduz e não pode conduzir a escapar na fortaleza de Jasna Gora. A partir de Jasna Gora, Maria olha a todos com ternura de mãe”.

O prelado convidou todos os fiéis a encontrarem na Santíssima Virgem uma inspiração para o trabalho pela unidade do país, rejeitando o mal e buscando com honestidade o maior bem da outra pessoa, ainda que nos seja contrária. “Não nos provoquemos uns aos outros. Respondamos ao ódio e ao desprezo com amor, respondamos com nossa fidelidade ao Evangelho de Cristo”, motivou o primaz.

“Maria é, antes de tudo, uma expressão de amor universal e unificada. Neste amor ninguém é omitido, ninguém é rejeitado, inclusive se se rejeita a si mesmo”, expôs o Arcebispo citando as palavras do então Cardeal Karol Wojtyla (São João Paulo II). Como exemplo da busca da unidade, destacou a presença no Santuário do Arcebispo Maior Greco Católico Ucraniano, Dom Sviatoslav Shevchuk. “Não é somente uma confirmação de que aqui em Jasna Gora, conflui uma das principais rotas espirituais de toda a religião eslava”, indicou o prelado. “Também é um testemunho do diálogo da Igreja polaca-ucraniana que levou a cabo nossas Igrejas durante mais de trinta anos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas