Gaudium news > Santo Agostinho: 3 pensamentos sobre a Imaculada Conceição de Maria

Santo Agostinho: 3 pensamentos sobre a Imaculada Conceição de Maria

Redação (Quarta-feira, 28-08-2019, Gaudium Press) Hoje, 28 de agosto, a Igreja comemora o grande Santo Agostinho.
Agostinho foi Bispo de Hipona, fundador, filósofo brilhante e incontestável pensador católico.

Santo Agostinho 3 pensamentos sobre a Imaculada Conceição de Maria-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Desde o século V deixou para a humanidade a herança de um legado de ensinamentos católicos que inimigo algum conseguirá contestar, menos ainda destruir e nem mesmo empalidecer.

Já naquele longínquo século V, o Santo afirmava que “a piedade impõe reconhecer Maria como não tendo pecado”.

Três Pensamentos

Recordemos três pensamentos dele sobre a Imaculada Conceição da Virgem Maria:

1 – “Nem se deve tocar na palavra ‘pecado’ em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça” (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).

2 – “Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção.” (Santo Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC).”

3 – “Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (…) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: ‘Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós’?” (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42. 325 DC).

(ARM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas