Gaudium news > Escolas Católicas são apresentadas como meio para restaurar a Fé na Eucaristia

Escolas Católicas são apresentadas como meio para restaurar a Fé na Eucaristia

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 28-08-2019, Gaudium Press) As escolas católicas poderiam ser a chave para restaurar a plenitude da Fé no Sacramento da Eucaristia nos Estados Unidos, segundo propôs o fundador e Presidente da Sociedade Cardeal Newman, Patrick J. Reilly, dedicada à promoção de uma educação católica fiel. Com vários exemplos de centros educativos que se esforçam por infundir a prática da Fé em seus alunos, Reilly afirmou que a solução das limitações atuais pode encontrar-se na educação católica ministrada em instituições paroquiais ou independentes, ou pelos pais que educam no lar.

Escolas Católicas são propostas como meio para restaurar a Fé na Eucaristia.jpg

“Há quatro capelas no campus, o que significa que os estudantes nunca tem que ir muito longe para ter a oportunidade de se encontrar com Cristo na Eucaristia”, comentou um representante escolar da Escola Everest em Clarkston, Estados Unidos, citado por Reilly em um artigo para ‘Crisis Magazine’. A escola fornece numerosas oportunidades de encontro de seus alunos com o Santíssimo Sacramento e os prepara com esforço para sua Primeira Comunhão. “Este é o tipo de formação que se necessita para abordar a crise em nossa Igreja hoje. Necessita com urgência o apoio e o alento dos líderes e as famílias católicas”, indicou o Presidente da Sociedade.

Para Reilly a formação na Fé requer o compromisso dos pais e dos educadores. “A Igreja espera que os educadores católicos não somente ensinem a Fé, mas que também ofereçam encontros vivos com Cristo”, recordou. Um dos centros educativos destacados pelo Presidente foi a Academia da Sagrada Família em Manassas, Virginia, onde os alunos são motivados a participar diariamente da Missa. “Queremos que os estudantes tenham um encontro diário com a Pessoa de Cristo que está totalmente presente no Santíssimo Sacramento”, comentou Mo Woltering, o diretor da escola. “O encontro diário com a Pessoa que é a Verdade mesma somente pode ser benéfica a nossa missão de descobrir a verdade na aula”.

Outro centro educativo, o ‘Mary Star of the Sea High School’ em São Pedro, Califórnia, “Ensina sobre a Presença Real de Jesus na Eucaristia tanto na aula como na Adoração e Bênção”, como expôs seu reitor Padre Nicolas Tacito. A escola compartilha com seus alunos informação sobre os milagres eucarísticos para fomentar sua Fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

A Eucaristia não somente atrai os alunos fiéis, mas também suscita conversões. O ‘Mount Royal Academy’ em Sunapee, New Hampshire, registra mais de 40 conversões à Fé Católica. “Muitas destas conversões envolvem estudantes que, por sua própria vontade, decidem abraçar a Fé Católica por sua conta”, afirmou seu diretor, Derek Tremblay, que acredita no êxito da promoção da participação na Eucaristia semanalmente. “Cada criança em nossa escola espera servir no altar, e a música sagrada se seleciona cuidadosamente para garantir que a beleza da liturgia esteja adequadamente representada”, acrescentou. A escola se une para viver os diferentes tempos do Ano Litúrgico e celebra todas suas festas com uma Missa.

Para Reilly, as ações das escolas são mostra de uma ação anterior inclusive à voz de alarme suscitadas por um estudo recente sobre a Fé na Eucaristia e um caminho que deveria ser imitado. O estudo do ‘Pew Center’, que alertava sobre a perda da Fé na Eucaristia em meio da população católica, “é uma clara recordação de que já não podemos pensar que estamos fazendo o suficiente”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas