Gaudium news > Polônia celebra hoje Beato que João Paulo II elogiou

Polônia celebra hoje Beato que João Paulo II elogiou

Redação (Quinta-feira, 29-08-2019, Gaudium Press) Neste dia 29 de agosto, a na Polônia recorda o sacerdote mártir Dominik Jedrzejewski.

Polônia celebra hoje Beato que João Paulo II elogiou-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Dominik Jedrzejewski nasceu em Kowal, na Polônia, foi o mais novo de seis irmãos. Entrou no seminário de Wloclawek e foi ordenado sacerdote em 18 de junho de 1911.

Serviu em três paróquias e foi capelão em uma prisão, prefeito de uma escola local e se dedicou ao trabalho com os jovens.

Em 26 de agosto de 1940, foi preso pelos alemães e enviado ao campo de Sachsenhausen.

Em dezembro do mesmo ano, foi transferido para o campo de concentração de Dachau, onde se recusou a renunciar ao sacerdócio em troca de sua liberdade.

Muito enfraquecido por causa do trabalho duro imposto a ele, morreu em 29 de agosto de 1942.

Fé viva, Esperança inabalável, Caridade generosa

Em 13 de junho de 1999, o Papa João Paulo II beatificou em Varsóvia, Polônia, o Pe. Jedrzejewski, em uma cerimônia que foi parte da beatificação de um grupo de 108 mártires da Segunda Guerra Mundial.

Na ocasião São João Paulo II, pronunciou uma homilia que assume especial atualidade por ser um chamado à esperança e à fidelidade para todos os filhos da igreja:

“A fé viva, a esperança inabalável e a caridade generosa foram-lhes atribuídas como justiça, porque eles estavam profundamente arraigados no mistério pascal de Cristo.
Assim, é com razão que exortamos ao seguimento de Cristo na fidelidade, a exemplo deles”, disse o Pontífice.

Deram a vida para possuí-la na Gloria

Continuou o Santo Padre na cerimônia de beatificação:
“Precisamente hoje estamos celebrando a vitória daqueles que, no nosso tempo, deram a vida por Cristo, deram a vida temporal para a possuir pelos séculos na sua glória.

Trata-se de uma vitória particular, porque é compartilhada pelos representantes do clero e dos leigos, jovens e idosos, pessoas de várias classes e posições”.

Certeza de que podemos obter a vitória, graças Àquele que nos amou

O Papa ainda disse:

“Se hoje nos alegramos pela beatificação de 108 Mártires clérigos e leigos, fazemo-lo antes de mais porque eles são o testemunho da vitória de Cristo, o dom que restitui a esperança. 

Enquanto realizamos este ato solene, num certo sentido revive em nós a certeza de que, independentemente das circunstâncias, podemos obter a vitória plena em tudo, graças Àquele que nos amou”.

Crede que Deus é amor

Para concluir sua homilia, São João Paulo II ressaltou que “os Beatos mártires bradam aos nossos corações: crede que Deus é amor! Acreditai n’Ele, no bem e no mal! Despertai a esperança em vós! Que esta dê em vós o fruto da fidelidade a Deus em cada provação! “. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI-Digital)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas