Gaudium news > Diocese de Roma confia novo ano pastoral à Nossa Senhora de Lourdes

Diocese de Roma confia novo ano pastoral à Nossa Senhora de Lourdes

França – Lourdes (Quinta-feira, 29-08-2019, Gaudium Press) A Diocese de Roma conclui nesta quinta-feira, 29 de agosto, sua peregrinação ao Santuário de Lourdes, França. A romaria anual, que teve início na segunda-feira, 26, foi presidida pelo Vigário do Papa para Roma, o Cardeal Angelo de Donatis. O purpurado, junto com o clero diocesano e os fiéis da Cidade Eterna, confiaram o novo ano pastoral à Nossa Senhora.

Diocese de Roma confia novo ano pastoral à Nossa Senhora de Lourdes.jpg

A peregrinação, organizada pelo setor romano da União Nacional Italiana de Transporte de Enfermos a Lourdes e Santuários Internacionais (Unitalsi), com a colaboração da Obra Romana das Peregrinações (ORP), contou com vários momentos, entre eles a Eucaristia na Gruta das aparições presidida pelo Cardeal na manhã da última terça-feira, 27.

“Estar novamente nesta gruta nos enche de paz. Para muitos de nós é um encontro anual, é como um retorno à casa. Para outros é a primeira vez (…) Para todos é um lugar familiar, uma terra santa, onde há uma Mãe que, como cada mãe, não nos deixa na porta, não rejeita as boas-vindas, inclusive se nos equivocamos e nos esquecemos dEla e de Deus”, assinalou o Cardeal De Donatis ao iniciar a homilia.

Em outro momento, o Vigário do Papa para a Diocese de Roma, assinalou que hoje “o senhor quer dar a novidade à vida pessoal, familiar e comunitária”, e que por esta razão “estamos aqui, como Diocese de Roma, para pedir também a novidade para nossa Igreja”.

“Bernadette nos convida a nos abrir novamente, neste tempo favorável, neste dia de sua salvação, nesta hora da Misericórdia. A gruta não é um destino, mas uma simples e esplêndida etapa. Bernadette, neste lugar, levou aos seus lábios a água viscosa e suja, como se tivesse aceitado se comunicar com a miséria do mundo”, acrescentou o purpurado.

Em seguida, prosseguiu: “Nesta rocha aberta, nesta fonte, levamos também a nossa miséria e a do mundo, e nos deixamos purificar por Deus e por outros, seguros da força do Espírito que dá vida”.

Concluindo a homilia e recordando a Santa Mônica -a quem se dedicava a memória litúrgica do dia-, o Cardeal dirigiu uma oração: “Senhor, hoje a Igreja de Roma aqui representada, quer estar diante de Maria como uma Mãe que chora, como Mônica. Ajuda aos nossos filhos a ser pobres, sentirem-se necessitados de ti. Faça com que nossas comunidades escutem o grito de tantos que atendem com amor e justiça. Faça com que possamos habitar com o coração, ali onde vive cada homem que te espera”.

O Santuário francês também acolheu na tarde da terça-feira, 27, a Via Sacra com os peregrinos romanos, presidido igualmente pelo Cardeal De Donatis. Em cada uma das estações da via sacra oraram pelos cidadãos da Cidade Eterna e suas diversas necessidades.

Na quarta-feira, 28, ocorreu a Missa Internacional na Basílica de São Pio X, presidida, igualmente pelo Vigário do Papa, que chamou os peregrinos e presentes na Eucaristia a viver três verbos: descer, contemplar e se alegrar, assinalando que “isto fez Jesus com a encarnação. Isto fez Maria em Lourdes. É ao que estamos chamados, pensando na sede de misericórdia que tem o mundo”.

Neste dia também ocorreu uma catequese na Basílica do Rosário, que finalizou com a recitação da oração mariana na Gruta, e posteriormente a tradicional procissão de velas que ocorreu às 21h. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas