Gaudium news > Papa nomeia primeiro Bispo para nova Eparquia no Iraque

Papa nomeia primeiro Bispo para nova Eparquia no Iraque

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 30-08-2019, Gaudium Press) O Sínodo dos Bispos da Igreja de Antioquia dos Sírios erigiu a nova Eparquia de “Adiabene” (Hadiab) na região do Curdistão iraquiano.

O território da nova Eparquia foi desmembrado da Arquieparquia de Mosul (Iraque).

Papa nomeia primeiro Bispo para nova Eparquia no Iraque-foto Arquvo Gaudium Press.png

Ao mesmo tempo da ereção da Eparquia, Dom Nizar Semaan, arcebispo coadjutor de Mosul dos Sírios, foi transferido e será seu primeiro Eparca.

Dom Nizar Semaan

O primeiro Eparca da recentemente erigida Eparquia de “Adiabene” (Hadiab), Dom Nizar Semaan, nasceu em Qaraqosh (Iraque) em 1 de janeiro de 1965.

Após estudos primários e secundários, ingressou no seminário patriarcal de Charfet (Líbano) onde, de 1986 a 1991, concluiu sua educação com estudos na Universidade de “Saint-Esprit” em Kaslik (Líbano).

Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1991 em Qaraqosh, pela Arquieparquia de Mosul.

De 1991 a 1997, ele foi vigário paroquial primeiro em Beirute e depois em Qaraqosh.

De 1997 a 2002, ele estudou no Pontifício Instituto Oriental, em Roma, onde obteve seu doutorado na seção litúrgica da Faculdade de Ciências Eclesiásticas Orientais.

Desde 2005, ele é responsável pela Comunidade síria-católica na Grã-Bretanha.

Em 3 de março de 2019, o Santo Padre Francisco concedeu o “Consentimento Pontifício” para a eleição de Dom Nizar Semaan como arcebispo coadjutor de Mosul, canonicamente feita pelo Sínodo dos Bispos Sírios.

A Igreja Católica de Antioquia

Vale ressaltar que a Igreja Católica Síria está em comunhão plena com a Igreja Católica.
A Igreja de Antioquia é uma das cinco grandes Igrejas que compunham a Igreja Cristã antes do grande Cisma do Oriente.

No século XV, a sede do Patriarcado foi transferida da cidade turca de Antioquia para a Síria, em resposta à invasão otomana.

Cinco “ramos” da Igreja cristã alegam ser sucessoras do Patriarcado de Antioquia:
a Igreja Católica Síria, Igreja Greco-Católica Melquita, Igreja Maronita, Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia, Igreja Ortodoxa Síria.

Destas, a Igreja Católica Melquita, a Igreja Católica Síria e a Igreja Maronita estão em comunhão plena com a Igreja Católica Apostólica Romana.

A Igreja Católica também alegou a sucessão ao patriarcado após a conquista da cidade na Primeira Cruzada (o cerco de Antioquia) e passou a indicar os patriarcas titulares de rito latino para Antioquia durante muitos séculos, mas renunciou à alegação em 1964, com a extinção do Patriarcado Latino de Antioquia. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas