Gaudium news > Igreja Greco-Católica Ucraniana realiza Sínodo em Roma

Igreja Greco-Católica Ucraniana realiza Sínodo em Roma

Roma (Segunda-feira, 02-09-2019, Gaudium Press) Na manhã de domingo (01/09), foi aberto o Sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que está sendo realizado em Roma.

Igreja Greco-Católica Ucraniana realiza Sínodo em Roma-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

O Sínodo tem como tema: “Comunhão na vida e no testemunho da Igreja Greco-Católica Ucraniana”.

Todos os bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana no mundo participam deste encontro em Roma. Eles terão audiência com o Papa Francisco e encontros com representantes da Cúria Romana.

Encontros Sinodais

Roma é o local onde foram retomados os encontros sinodais da Igreja Greco-Católica Ucraniana, depois do Concílio Vaticano II, em 1981, por desejo do Papa São João Paulo II.

O último encontro havia sido realizados há 25 anos.

O Sínodo da Igreja Greco-católica coincide com o 90º aniversário do primeiro dos encontros realizados em Roma dos bispos greco-católicos, que tiveram início por iniciativa do metropolita Andriy Sheptysky, em 1929.

Também o evento transcorre quando é comemorado o 50º aniversário de inauguração da Basílica menor de Santa Sofia.

Programa do Sínodo

Durante o transcurso do Sínodo, haverá uma peregrinação à Basílica de Santa Sofia, considerada como a “catedral” greco-católica de Roma. Recorda-se que ela foi construída para realizar um desejo do cardeal Josip Slipyi, depois da libertação do cardeal que passou vários anos nas prisões comunistas.

O desejo de Josip Slipyi era de que a Basílica de Santa Sofia em Roma fosse calcada no modela da Igreja de Santa Sofia de Kiev.

Na manhã do domingo, a Santa Liturgia durante a abertura do Sínodo foi conduzida pelo arcebispo-mor Shevchuk.

No dia 5 de setembro, uma outra Santa Liturgia será celebrada sendo presidida pelo arcebispo-mor, desta vez, na Basílica de Santa Maria Maior.

Esta Santa Liturgia será dedicada aos 150 anos de nascimento e 100 anos da morte da Beata Josaphata Hodarshevcka, primeiro membro e co-fundadora dos Servos de Maria Imaculada, que foi beatificada por São João Paulo II em 2001 em Lviv, sua cidade natal.  (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas