Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba celebra solenidade de sua Padroeira

Arquidiocese de Curitiba celebra solenidade de sua Padroeira

Paraná – Curitiba (Segunda-feira, 02-09-2019, Gaudium Press) No próximo domingo, 08 de setembro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade, da Arquidiocese e da Catedral Basílica de Curitiba.

Arquidiocese de Curitiba celebra solenidade de sua Padroeira 1.jpg

Por conta desta festividade, a Igreja local está promovendo um quinzenário preparatório que foi iniciado no dia 24 de agosto e está sendo conduzido a cada dia por um dos setores pastorais da Arquidiocese.

Um dos destaques da programação preparatória, foi o concerto gratuito realizado no dia 31 de agosto na Catedral pela Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto contou com a presença do jovem violinista Guido Sant’Anna, de 14 anos, e a regência de Carlos Prazeres, maestro-titular da OSBA, a Orquestra Sinfônica da Bahia.

Já no dia 8 de setembro, solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, após a Missa das 10h, será realizada a inauguração de um memorial dedicado à Padroeira. O memorial consiste em uma imagem de Nossa Senhora da Luz, réplica da imagem do altar, exposta em uma das janelas externas, contando na lateral da igreja com um novo espaço para oração e adoração.

Arquidiocese de Curitiba celebra solenidade de sua Padroeira 2.jpg

Neste ano de 2019, a solenidade ocorre em meio às comemorações do Ano Jubilar pelos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, primeira paróquia de Curitiba, que atualmente abriga a Catedral. Iniciado em 8 de setembro de 2018, o Ano Jubilar será encerrado no dia 30 de setembro de 2019 – data do aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba e posse do primeiro Bispo.

A Catedral Basílica, localizada na Praça Tiradentes, é um símbolo turístico e histórico para Curitiba. A Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é a primeira igreja da cidade, fundada em 1668, antes mesmo da fundação oficial da própria Vila de Curitiba. A igreja acompanhou todo o desenvolvimento da capital paranaense e passou a ser a Catedral de Curitiba em 1894, quando tomou posse o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Curitiba. O atual templo foi fundado em 1893. Em 1993 o Papa João Paulo II conferiu o título de Basílica Menor à Catedral. Em 2018, foi decretado Ano Jubilar em toda a Arquidiocese de Curitiba em homenagem aos 350 anos da história de nossa atual Catedral. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas