Gaudium news > Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada no Santuário de Arenzano, Itália

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada no Santuário de Arenzano, Itália

Itália – Arenzano (Segunda-feira, 02-09-2019, Gaudium Press) Famílias inteiras e muitas crianças celebraram nos dias 31 de agosto e 1º de setembro a Festa do Menino Jesus de Praga no Santuário e Basílica de Arenzano, Itália. A cidade costeira viveu mais um ano de um dos eventos religiosos mais destacados a nível local, guiado pelos Carmelitas Descalços, custódios do Santuário.

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada no Santuário de Arenzano, Itália 1.jpg

As comemorações ao Divino Infante começaram no dia 22 de agosto com a novena preparatória que se estendeu até o dia 30. A cada dia houve no Santuário uma Bênção Eucarística, uma Missa com reflexão, a abertura do templo e a recitação das Completas.

No dia 31 de agosto, na vigília da Solenidade do Menino Jesus de Praga, o Santuário permaneceu aberto durante o dia, recebendo os fiéis para a recitação das Laudes, Celebrações Eucarísticas, e a descida da imagem do ‘Bambinello’, que permaneceu exposta para a veneração dos fiéis e o tradicional ‘Bacio’ – Beijo – Ao Menino Jesus.

A tarde esteve marcada pela bênção das crianças na Praça da Basílica, ministrada por Dom Miroslav Gucwa, Bispo de Bouar, que presidiu pela primeira vez as homenagens ao Divino Menino. Às 16h45 se celebrou a Missa de Vigília e às 18h, a venerada imagem do Menino Jesus foi levada em procissão pelas vias de Arenzano e depois ao mar, para a romaria marítima. Ao término da procissão a imagem foi levada novamente ao Santuário, para ali,das 22h30 até às 04h do domingo, 1º de setembro, presidir uma vigília de oração.

Já neste dia, na solenidade do Menino Jesus de Praga, houve uma Missa às 04h, e sucessivas Celebrações Eucarísticas no dia sendo a principal a que foi presidida por Dom Gucwa às 11h. Às 17h crianças e famílias rezaram a Coroinha ao Divino Infante e participaram da bênção do azeite e unção dos enfermos. Às 18h30, com a recitação das Vésperas, a imagem do Pequeno rei retornou ao trono de sua Basílica.

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada no Santuário de Arenzano, Itália 2.jpg

Durante a homilia da Missa central o prelado expressou: “Queridos amigos do Menino Jesus. É a primeira vez que participo desta festa com tantas crianças e pais. Desde ontem estou aprendendo como orar ao Menino Jesus (…) É uma experiência muito forte, profunda, que estou vivendo com vocês”.

Referindo-se ao Evangelho que narra a perda do Menino Jesus no templo, o prelado recordou que “todos os pais de família estão chamados a fazer os seus filhos crescerem na sabedoria, idade e graça”, tal como ocorreu com o Menino Jesus na Família de Nazaré; e que, portanto, “os adultos têm o dever de fazer as crianças crescerem. É assim em todo o mundo”, afirmou, para depois assinalar que em Arenzano não é assim, posto que, “neste Santuário é um Menino que faz crescer todas as crianças, mas também os adultos. É o Menino Jesus que ajuda os grandes a serem bons pais, e as crianças serem bons filhos e filhas”.

Depois acrescentou: “É esta criança que te ajuda a resolver os diversos problemas de saúde, de solidão e de crescimento. O fazer crescer em todos o amor de Deus e sua mesma vida, que temos recebido no Batismo, e que cresce em nós quando recebemos seu Corpo e escutamos sua Palavra”.

O Santuário do Menino Jesus em Arenzano

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada no Santuário de Arenzano, Itália 3.jpg

A devoção ao Menino Jesus de Praga em Arenzano tem suas origens desde o princípio de 1600 quando os Carmelitas Descalços avaliaram a possibilidade de fundar um convento na cidade como base entre o Convento Genovês e o Deserto de Varezze; algo que somente se conseguiu até o ano de 1889 com o Padre Leopoldo Beccaro que deu o nome de Santa Teresa de Jesus à nova casa.

Um ano depois, como prior da comunidade em Arenzano, o Padre Leopoldo coloca um pequeno quadro do Menino Jesus sobre a imagem de Nossa Senhora do Carmo que se encontrava na igreja do Convento; e desde este momento as coisas no lugar começam a melhorar. Pouco depois o quadro é trocado por uma preciosa imagem do Menino Jesus doada pela Marquesa Delfina Gavotti de Savona.

Daqui prosseguem vários acontecimentos de importância: se inicia a construção de uma igreja mais ampla, que se inaugura quatro anos depois; nasce a Confraria do Santo Menino Jesus de Praga, que é aprovada pelo Papa Pio X em 1903 e se começa uma ampla difusão da devoção ao Divino Infante de Praga, que levou a que a venerada imagem fosse solenemente coroada no dia 07 de setembro de 1924, com uma coroa abençoada por Pio XI. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas