Gaudium news > "Somos livres para escolher o melhor”, diz arcebispo argentino na Escola de Cadetes

"Somos livres para escolher o melhor”, diz arcebispo argentino na Escola de Cadetes

Buenos Aires – Argentina (Quarta-feira, 04-09-2019, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 02/09, a propósito dos 65 anos da fundação da Escola de Cadetes do Serviço Penitenciário de Buenos Aires, o arcebispo de La Plata, Argentina, Dom Victor Manuel Fernández, visitou a sede da instituição.

Somos livres para escolher o melhor, diz arcebispo argentino na Escola de Cadetes.jpg

O prelado presidiu a Eucaristia acompanhado pelo Padre Carlos Pont, capelão geral da instituição e pelo Padre José Luis Segovia. 

Çibertação dos cativos

Na homilia ele falou sobre o sentido da “libertação dos cativos”, explicando as diversas formas de escravidão interior que “todos podemos sofrer e o caminho para alcançar a verdadeira liberdade”.

O arcebispo destacou que uma pessoa “pode estar no cárcere e ser livre por dentro, ou pode estar fora do cárcere e ser escravo”.
“As escravidões podem ser os vícios ou os maus costumes, mas também podem ser ideias equivocadas que nos dominam. Se eu creio que sou um inútil, um abandonado, ou que todos são falsos, essas mentiras me maltratam e me tornam escravo”.

Mais adiante ele acrescentou: “Uma pessoa pode também estar preso em suas recordações, ou de seu apego ao passado, a pessoas, a lugares, apegos que não lhe deixam viver o presente”.

Boa Notícia

Dom Fernández estimulou a pensar que “a Boa Notícia é que todas essas escravidões nós podemos nos libertarmos delas, ou menos conseguir que elas não nos dominem”.

“Para isso é bom conversar com Jesus o que nos passa, pedir ajuda ao Espírito Santo e, ao mesmo tempo, tomar decisões, dizer-lhe ‘não’ a cada uma dessas coisas que escravizam e maltratam a vida”, disse.

Ao final o Arcebispo sublinhou que “Somos livres para escolher viver melhor e para tentar dar esses passos que pouco a pouco nos levam à libertação”, já que “quando nos livramos podemos ajudar a outros a libertar-se da pior das prisões, que não são as barras de ferro, mas tudo que nos aprisiona por dentro”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos AICA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas