Gaudium news > Igreja de Olinda e Recife anuncia a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano

Igreja de Olinda e Recife anuncia a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano

Pernambuco – Recife (Quarta-feira, 04-09-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife anunciou a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano na última terça-feira, 3, através de uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e concelebrada pelos Bispos e Arcebispos da CNBB Nordeste 2.

Igreja de Olinda e Recife anuncia a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano.jpg

A celebração ocorreu no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, e marcou também as comemorações pelos 80 anos da terceira edição do Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Recife em setembro de 1939.

Após a Santa Missa, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, divulgou a abertura das inscrições para os voluntários do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), disponível para os agentes ligados às paróquias e movimentos da Arquidiocese sede do evento.

O tema escolhido para o Congresso Eucarístico Nacional 2020, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de novembro, foi “Pão em todas as mesas”, já o lema é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2, 45-47).

O evento, que está em sua vigésima oitava edição, terá como sede principal a cidade do Recife, além de Olinda e São Lourenço da Mata, na região metropolitana da capital.

Ao longo dos próximos 12 meses, a Arquidiocese de Olinda e Recife intensificará os trabalhos em torno da realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, com uma programação litúrgica arquidiocesana, bem como em nível regional, com Círculos Bíblicos Eucarísticos e celebrações da Hora Santa nas igrejas diariamente, além das principais festas do calendário litúrgico convergirem para o tema do evento. O Ano Eucarístico Arquidiocesano segue até o dia três de setembro de 2020.

Dentro da programação do CEN 2020 estão previstas: a celebração de Abertura, com a apresentação de um coral com mil vozes e Santa Missa, e a celebração da Primeira Eucaristia com a participação de mais de 2.800 crianças e adolescentes, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Ainda dentro das ações previstas para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, celebrações Eucarísticas com a presidência de mais 300 bispos e arcebispos nas 140 paróquias, além dos santuários e basílicas que fazem parte do território arquidiocesano de Olinda e Recife.

Outros momentos previstos são a Vigília da Juventude, com períodos de louvor, orações, palestras, Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, no Classic Hall, em Olinda, e o Concerto Sacro, com repertórios de músicas eruditas religiosas, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas