Gaudium news > Arquidiocese de Valência, Espanha, cria paróquia para fiéis católicos de origem chinesa

Arquidiocese de Valência, Espanha, cria paróquia para fiéis católicos de origem chinesa

Espanha – Valência (Quinta-feira, 05-09-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Valência, Espanha, criou uma Paróquia Pessoal dedicada de modo especial à atenção pastoral dos fiéis de origem chinesa. A nova jurisdição, encomendada à invocação mariana mais importante da China, Nossa Senhora de Sheshan, tem sua sede no templo da Paróquia de Santa Maria Goretti, e concentra os católicos chineses que se congregavam anteriormente nos templos de Santa Ana e São Valero.

Arquidiocese de Valência, Espanha, cria paróquia para fiéis católicos de origem chinesa.jpg

O Padre Esteban Liu, oriundo da China, é o novo párroco, que oferece Missas em chinês, organiza vários grupos de formação e inclusive administra um grupo de Whatsapp de fiéis chineses no qual compartilha meditações e comentários relevantes à Fé. A Missa é celebrada às 17h30 do domingo e nela “normalmente participam umas 200 pessoas, e se há alguma celebração especial, até 300”, comentou o sacerdote à AVAN. Uns 40 fiéis participam de um retiro mensal “para compartilhar em comunidade, durante uma jornada, a oração, a celebração da Missa, conversas e comer todos juntos”.

Arquidiocese de Valência, Espanha, cria paróquia para fiéis católicos de origem chinesa 2.jpg

A pastoral inclui a organização de seis grupos de oração e formação, dois deles dedicados às mulheres e aos varões respectivamente, e outros quatro nos quais se realiza “uma leitura continuada da Bíblia, para que a Palavra de Deus possa orientar suas vidas, abrindo um novo horizonte, porque a Palavra transforma e na paróquia já estamos notando estas mudanças, porque entre eles compartilham a Fé”.

Arquidiocese de Valência, Espanha, cria paróquia para fiéis católicos de origem chinesa 3.jpg

Da mesma forma, toda quinta-feira, os fiéis chineses participam da Adoração Eucarística, já que, segundo explicou o Padre Liu, “a oração é a fonte original de todo tipo de evangelização”. Uma vez que culmine uma primeira fase de formação, o sacerdote espera que os católicos chineses realizem atividades de evangelização direta nas ruas da cidade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas