Gaudium news > Moçambique: Coral de mil vozes cantará em Missa do Papa

Moçambique: Coral de mil vozes cantará em Missa do Papa

Moçambique – Maputo (Quinta-feira, 05-09-2019, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 6 de setembro, um coral de mais de mil vozes animará a Celebração Eucarística que o Papa Francisco presidirá no Estádio de Zimpeto, em Maputo, Moçambique.

Moçambique Coral de mil vozes cantará em Missa do Papa.jpg

Em entrevista ao portal ACI África, o Padre Rafaeli Simbini, coordenador de liturgia da visita pastoral do Papa Francisco a Moçambique, explicou que “o coro é uma grande mistura na qual há religiosos, religiosas, alguns sacerdotes, assim como leigos de diferentes idades e condições”.

Ao longo dos ensaios, que ocorrem desde junho, os membros do coral praticam cantos em português, a língua oficial de Moçambique, e outros idiomas locais, como Nyungwe, Ronga, Changana, Makhuwa, Gitonga, Nyanja e Chiwabo.

Destacando a generosidade dos membros do coral e dos que participarão da liturgia, o sacerdote afirmou que todos “pagaram com o próprio dinheiro para ensaiar aos sábados e domingos”.

O Padre Simbini, que também é vigário geral da Diocese de Xai Xai, em Moçambique, ressaltou que “este foi um tempo de bênçãos e desafios. Isso é novo para nós e tivemos algumas dificuldades. Mas certamente também momentos de graça e bênção”.

Programa do Papa Francisco em Moçambique

Moçambique Coral de mil vozes cantará em Missa do Papa 2.jpg

O Papa Francisco chegou ao aeroporto de Maputo, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sendo acolhido protocolarmente pelo presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e pela primeira-dama. Em seguida, se dirigiu até a Nunciatura Apostólica percorrendo cerca de 7 quilômetros de papamóvel.

Nesta quinta-feira, 05, foram iniciadas as atividades oficiais do Pontífice, realizando uma visita de cortesia ao presidente, no palácio presidencial “Ponta Vermelha”, onde depois se encontra com as autoridades, com a sociedade civil e o corpo diplomático. Em seguida, o Papa participará de um encontro os jovens no Pavilhão Esportivo de Maxaquene. Francisco almoçará na Nunciatura.

À tarde, na Catedral da Imaculada Conceição, terá um encontro com Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores. Após o encontro, o Papa fará uma visita de caráter privado à Casa Mateus 25, um centro de acolhida em Maputo.

Na sexta-feira, 6 de setembro, pela manhã, o Santo Padre visitará o hospital de Zimpeto. Em seguida, presidirá uma Celebração Eucarística no Estádio de Zimpeto e, logo depois, segue para a cerimônia de despedida no aeroporto de Maputo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas