Gaudium news > Bispos da Espanha publicam nota doutrinal sobre a oração cristã

Bispos da Espanha publicam nota doutrinal sobre a oração cristã

Espanha – Madri (Quinta-feira, 05-09-2019, Gaudium Press) A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola publicou um documento intitulado “Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” no qual se oferecem “orientações doutrinais sobre a oração cristã”. A Nota Doutrinal destaca a riqueza da oração cristã e adverte sobre práticas espirituais incompatíveis com a Fé.

Bispos da Espanha publicam nota doutrinal sobre a oração cristã.jpg

“A sede de Deus acompanha a todos e a cada um dos seres humanos durante sua existência”, recordam os Bispos, que reconhecem que um ambiente contrário ao cultivo da espiritualidade gera vazio, estresse e angústia. Nestas condições, “não poucos sentem um desejo premente de silêncio, serenidade e paz interior”, o que cria uma “demanda” de bem estar emocional que tem fomentado o recurso a “técnicas e métodos de meditação e de oração que tem sua origem em tradições religiosas alheias ao cristianismo e ao rico patrimônio espiritual da Igreja”.

Para algumas pessoas esta prática conduz ao abandono da Fé e para outros pretende ser um complemento à Fé, frequentemente “sem um adequado discernimento sobre sua compatibilidade com a Fé Cristã”. No tema da oração surgem numerosas e profundas perguntas que devem ser respondidas a partir da Fé e a Igreja recorda seu dever de “mostrar aos homens a beleza do rosto de Deus manifestado em Cristo Jesus”.

O documento recorda o lugar central de Cristo na oração e seus ensinamentos sobre este tema, assim como a finalidade da oração cristã no encontro pessoal com Deus seguido pela obediência à sua vontade. Os Bispos também enfatizam sobre a necessidade da comunhão, já que “quando o cristão ora, o faz sempre como membro do Corpo místico de Cristo que é a Igreja”. “Qualquer misticismo que, rejeitando o valor das mediações eclesiais, oponha a união mística com Deus a qual se realiza nos sacramentos, especialmente no Batismo e na Eucaristia, ou que leve a pensar que os sacramentos são desnecessários para as pessoas ‘espirituais’, não pode ser considerado cristão”.

Os prelados da Comissão autorizaram a publicação no dia 03 de abril, enquanto que a Comissão Permanente da Conferência aprovou o documento no final do mês de junho. O documento completo pode ser lido de forma gratuita na página web da Conferência Episcopal Espanhola. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas