Gaudium news > Jesuítas lançam site com Missa em Guarani

Jesuítas lançam site com Missa em Guarani

Paraguai – Assunção (Quinta-feira, 05-09-2019, Gaudium Press) Os jesuítas do Paraguai lançaram um novo site no qual está disponibilizado tudo o que é necessário para se celebrar uma Santa Missa no idioma Guarani.

Jesuítas lançam site com Missa em Guarani.jpg

A página web www.misaguarani.com foi lançada oficialmente no Santuário e Basílica Nacional de Nossa Senhora de Caacupé, durante uma Santa Missa celebrada inteiramente em língua guarani pelo responsável do projeto, Padre Alberto Luna.

O site, que foi aprovado pela Conferência Episcopal do Paraguai, contêm: a folha para a celebração do domingo, as leituras e orações litúrgicas da Missa do dia, o ordinário da Missa, o Evangelho diário comentado em áudio, cantos para as celebrações, a Liturgia das Horas, diversas fórmulas para bênçãos e o Rosário na língua mais falada do país.

De acordo com dados fornecidos pela Universidade Guarani da Língua e da Cultura, 87% dos paraguaios falam esse idioma indígena pertencente à família tupi-guarani (37% se comunicam apenas nesse idioma, enquanto 50% são bilíngues guarani-espanhol), enquanto 75% usam o espanhol. Além disso, o guarani também é a língua oficial da Província argentina de Corrientes e da Bolívia, e também é falado em algumas regiões do Brasil.

Em entrevista à Agência Fides, Gustavo Gonzalez, um dos membros da equipe responsável pela iniciativa, explicou que “na maioria dos casos, com exceção da capital, Assunción, a Missa é celebrada quase totalmente em espanhol, com uma homilia em Guarani. O projeto quer ser uma ajuda às comunidades de língua guarani, para que elas possam celebrar inteiramente em seu idioma”.

Essa não é a primeira vez que a Companhia de Jesus investe em uma iniciativa a favor do idioma Guarani. Em 2014, a ordem religiosa lançou uma coletânea de 15 cânticos para Missas em Guarani, em ritmos tradicionais e modernos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas