Gaudium news > Papa deixa Moçambique e segue para Madagascar

Papa deixa Moçambique e segue para Madagascar

Maputo – Moçambique (Sexta-feira, 06-09-2019, Gaudium Press) Para dar continuidade a sua 31ª Viagem Apostólica Internacional que o levara ainda a Maurício, o Papa Francisco despediu-se de Moçambique tomando a direção da etapa seguinte de sua visita.

Papa deixa Moçambique e segue para Madagascar-Foto Vatican News.jpg

O Papa deverá pisar o solo de Antananarivo por volta das 16h30, hora local. Está prevista que uma grande recepção popular pelas ruas da capital do país.

Moçambique: despedida

No final da Santa Missa no estádio Zimpedo, nesta manhã, Francisco deixou seu abraço a todo o povo moçambicano.
Disse o Papa:

“Vocês têm muitas razões para esperar. Conservem a esperança e não a deixem roubar. Mantenham-se unidos para que todos os motivos que sustentam esta esperança se reforcem cada vez mais para um futuro de reconciliação e de paz em Moçambique”.

O Pontífice também dirigiu um pensamento às populações atingidas pelos ciclones recentes:
“Agradeço àqueles que não puderam participar por causa dos recentes ciclones. Senti o apoio de todos e digo-lhes: vocês têm muitas razões para esperar”.

A Próxima etapa: Madagascar

A propósito da visita do Papa a seu país, o arcebispo de Toamasina, cardeal Désiré Tsarahazana, afirmou que “é uma alegria imensa acolher o Santo Padre em nosso país! O meu país, do qual muitos no mundo sequer conhecem a existência, finalmente se sente apreciado.

Nosso Madagascar, por exemplo, encontra-se entre os países mais pobres do mundo, mas paradoxalmente é muito rico.
Há produtos minerários, o mar é rico de peixes, a natureza exuberante em todo lugar. Madagascar é o maior produtor mundial de baunilha.

Mas é o capital humano que torna essa ilha extraordinária, única no mundo.”

Semeador de Paz e Esperança

Embora o lema da Visita Apostólica a Madagascar seja “Semeador de paz e de esperança”, não estão previstos discursos durante a acolhida ao Papa, ainda no aeroporto de Antananarivo.

Para a cerimônia de boas-vindas está prevista uma acolhida que o Presidente da República e sua esposa deverão fazer ao Pontífice.

Por ocasião desta recepção, duas crianças vestidas com trajes tradicionais de Madagascar oferecerão flores a Francisco.

Como não estão previstos cursos, em seguida, o Pontífice se transfere para a Nunciatura Apostólica onde será recepcionado por um coral composto por cinquenta jovens.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas