Gaudium news > Último dia em Moçambique: Papa visita hospital para aidéticos

Último dia em Moçambique: Papa visita hospital para aidéticos

Maputo – Moçambique (Sexta-feira, 06-09-2019, Gaudium Press) O primeiro compromisso do Papa Francisco nesta sexta-feira foi uma visita ao Hospital de Zimpeto, na periferia de Maputo.

Último dia em Moçambique-Papa visita hospital para aidéticos-Foto Vatican News.jpeg

O Hospital foi inaugurado a há pouco mais de um ano e atende cerca de dois mil pacientes.

Dentro do complexo hospitalar funciona um centro conhecido como Dream e que tem a função específica de atender pessoas soropositivas para Aids/HIV.

O Hospital é administrado pela Comunidade de Santo Egídio.

As breves palavras que o Papa pronunciou para funcionários, médicos, enfermeiros e pacientes, foi inspirando-se na parábola do Bom Samaritano:

“Este Centro mostra-nos que houve quem parou e sentiu compaixão, quem não cedeu à tentação de dizer ‘não há nada a fazer’, ‘é impossível combater esta praga’ e se animou a buscar soluções. “

Assistência e atenção amiga

Francisco afirmou que os pobres não precisam ser confiados apenas à assistência de alguém, mas necessitam além disso do envolvimento pessoal de quem ouve o seu clamor:

“A solicitude dos fiéis não pode limitar-se a uma forma de assistência – embora necessária e providencial num primeiro momento -, mas requer aquela atenção amiga que aprecia o outro como pessoa e procura o seu bem”, disse o Francisco recordando sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres de 2018.

Voluntários e doentes

Francisco ainda citou mais uma vez a Parábola do Bom Samaritano para referir-se ao trabalho dos voluntários. Eles são as pessoas que, curando “com dignidade, transmitem esperança a muitas outras pessoas”.

A ida ao hospital foi concluída com a saudação do Papa a 20 doentes e uma visita final a duas repartições do Centro de tratamento a pessoas com Aids. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas