Gaudium news > A importância de santificar o momento presente

A importância de santificar o momento presente

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 06-09-2019, Gaudium Press) A plataforma católica Catholic Gentleman (O Cavaleiro Católico) publicou um artigo no qual reflete sobre um hábito diário de espiritualidade amplamente praticado por religiosos ao longo dos séculos, mas pouco conhecido pelos fiéis comuns: a santificação do momento presente. Esse nome complexo contêm uma realidade simples, levar cada momento para Deus sendo conscientes de sua onipresença.

A importância de santificar o momento presente.jpg

“De todas as faculdades da natureza humana, uma das mais poderosas é a da atenção. O que escolhemos atender em grande medida molda nossa experiência do mundo para o bem ou para mal”, comentou Sam Guzmán, escritor e administrador da plataforma, que comentou que dita faculdade é indispensável, já que a mente humana não pode abarcar todos os estímulos que nos rodeiam. “Se escolhermos atender o que é bom, verdadeiro e bonito na vida, para buscá-lo intencionalmente, isso é o que veremos. Mas, se escolhermos ver e atender tudo o que é defeituoso, quebrado e ruim no mundo, inevitavelmente o encontraremos”.

Esta realidade é importante para a vida espiritual, e para Guzmán, este é o sentido das palavras de Cristo no Evangelho: “O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho estiver saudável, todo o seu corpo estará cheio de luz; mas se teu olho não estiver saudável, todo o seu corpo estará cheio de escuridão”. “Há uma intencionalidade em nossos olhos”, advertiu o redator. “Nosso Senhor estava nos dizendo que o que escolhemos assistir nos preencherá com luz ou escuridão”.

Por este motivo, Guzmán convidou seus leitores a prestarem atenção ao processo mesmo de prestar atenção. “Nossas mentes se deslocam sem cessar de uma coisa para outra, e às vezes, pode parecer que temos pouco ou nenhum controle sobre elas. Os meios de comunicação também captam nossa atenção e nos inundam com milhares de impressões, todas as quais nos moldam sutilmente de maneiras que apenas nos damos conta”, advertiu. A primeira realidade para qual aconselhou dirigir a atenção é o próprio fato da existência de Deus em meio das realidades concretas da vida.

“Deus está aqui. Agora. Neste momento. Ele está mais perto de nós do que nós de nós mesmos. De fato, se ele deixasse de estar presente, deixaríamos de existir”, recordou. “Devemos nos treinar para ver e perceber a presença de Deus. Assim como podemos fixar intencionalmente nosso olhar para procurar algo específico em uma loja, podemos optar por buscar a presença de Deus. Podemos despertar sua realidade aqui e agora, neste mesmo momento. Isto requer esforço, distraídos como estamos, mas é um esforço que dará frutos eternos”.

Essa virtude de buscar a presença de Deus é a chave para a espiritualidade que transforma a percepção da vida cotidiana. “Se desejas a presença de Deus, comece a perceber que Ele já está ali e comece a atender a esta presença. E Ele começará a se revelar para você de maneiras grandes e pequenas; você começará a vê-lo em todos os lugares”, assegurou. “Se às vezes, preso no pântano das distrações que é o mundo moderno, você sente uma comoção, um desejo de Deus, se dê conta de que não precisa ir muito longe para encontrá-lo. Ele está aqui e agora em seu meio. Apenas temos que ter olhos para ver e, se nosso olho é saudável, estaremos cheios de luz”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas