Gaudium news > Primeira Basílica do Brasil completa 110 anos

Primeira Basílica do Brasil completa 110 anos

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 09-09-2019, Gaudium Press) A Basílica Velha de Aparecida (SP), o primeiro templo brasileiro a receber o título basilical, completou na última quinta-feira, 05 de setembro, 110 anos de sagração.

Primeira Basílica do Brasil completa 110 anos.jpg

O título de Basílica é um reconhecimento concedido pelo Vaticano de que determinado templo é um importante local de peregrinação e devoção católica.

Segundo o Missionário Redentorista Padre Inácio de Medeiros, “uma Basílica é uma estrutura arquitetônica de origem romana, que antigamente tinha uma função econômica e jurídica”. O religioso explica que após o Império Romano se tornar cristão oficialmente, “o termo ‘Basílica’ foi utilizado também para referir-se a determinadas igrejas, geralmente grandes ou importantes, às quais haviam outorgado ritos especiais e privilégios em matéria de culto. Este é o sentido usado hoje, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto religioso”.

Primeira Basílica do Brasil completa 110 anos 2.jpg

Apesar de sua inauguração ter ocorrido em 1888, a então Igreja de Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Basílica Menor no ano de 1908 através de um decreto do Papa Pio X, que concedeu a dignidade ao templo de Aparecida, após um pedido enviado ao Vaticano pelos Bispos brasileiros.

Como forma de oficializar a nomeação, o então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, realizou a sagração da igreja como Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no dia 5 de setembro de 1909.

Na ocasião, o Papa São Pio X presenteou a nova Basílica com a relíquia de fragmentos dos ossos de São Vicente, mártir espanhol do século IV, assim como uma pedra com seu sangue. Além disso, o Vaticano também enviou o gonfalone – uma espécie de guarda-chuva listrado com as cores da Santa Sé – e o tintinábulo – haste com um pequeno sino, tocado nas procissões -, insígnias que distinguem uma Basílica. As relíquias e os artefatos estão expostos no presbitério da Basílica Velha, e podem ser vistos até hoje pelos que visitam o templo.

Primeira Basílica do Brasil completa 110 anos 3.jpg

No total, o Brasil já possui 71 Basílicas. O último templo brasileiro a receber este título foi a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto (SP), que recebeu a honraria no mês de março de 2019.

Ao todo, existem 1806 Basílicas no mundo, das quais 32% estão localizadas na Itália, país que possui 576 templos dessa categoria. Roma abriga três das únicas quatro “Basílicas Maiores” que existem no mundo. São elas: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. A Basílica de São Pedro, do Vaticano, completa a lista de “Basílicas Maiores”, assim chamadas por estarem diretamente ligadas ao Papa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas