Gaudium news > Bispo espanhol emite diretrizes sobre o sentido autêntico da liturgia de exéquias

Bispo espanhol emite diretrizes sobre o sentido autêntico da liturgia de exéquias

Espanha – Huesca (Segunda-feira, 09-09-2019, Gaudium Press) O Bispo de Huesca, Espanha, Dom Julián Ruiz Martorell, emitiu no dia 02 de setembro um decreto no qual apresenta várias disposições com o fim de preservar a liturgia de exéquias em sua Diocese. O prelado recordou o sentido do ritual de comunicar a Fé da Igreja na ressurreição.

Bispo espanhol emite diretrizes sobre o sentido autêntico da liturgia de exéquias.jpg

O Bispo recordou que o ritual de exéquias foi criado com a finalidade de “mostrar ao mundo de hoje que a Fé Cristã confere um profundo sentido à morte e que, longe de uma concepção desgarradora, vazia ou niilista, pode chegar a ser vivida como um anúncio gozoso e confiado da vida eterna e da esperança na ressurreição próprias de nossa Fé”.

Com o fim de adaptar-se à realidade atual e para “maior compreensão do rito”, “dando um maior sentido litúrgico que mostre o anúncio gozoso e confiado da vida eterna e da esperança na ressurreição próprias de nossa Fé”, o decreto pediu evitar a leitura de cartas de despedida ou agradecimento, assim como realizar discursos, elogios ou leituras de biografias do defunto.

Da mesma maneira, o Bispo proibiu “acrescentar orações ou leituras que não estejam contempladas no ritual de exéquias” ou “interpretar música ou cantos que não sejam os adequados para as exéquias”. Estas decisões buscam conseguir, seguindo as indicações do Concílio Vaticano II, que “a liturgia resplandeça em seu ser mais genuíno e profundo e em que os fiéis possam viver com uma participação ativa, consciente e frutuosa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas