Gaudium news > Catedral polonesa recupera decorações barrocas do século XIX

Catedral polonesa recupera decorações barrocas do século XIX

Polônia – Sandomierz (Quarta-feira, 11-09-2019, Gaudium Press) A Catedral Basílica de Sandomierz, Polônia, anunciou o descobrimento de uma série de decorações barrocas nos muros do templo, provavelmente introduzidas durante uma reconstrução efetuada no século XVIII.

Catedral polonesa recupera decorações barrocas do século XIX.jpg

“Descobrimos decorações barrocas, provavelmente do século XVIII, que datam do período de reconstrução da catedral, e que se encontram nos elementos arquitetônicos que rodeiam a entrada principal da Catedral”, comentou o restaurador responsável pelos trabalhos, Roland Róg. “É uma decoração barroca típica em forma de marmoreio”.

O avanço dos trabalhos já permite apreciar vários destes elementos, restaurados e protegidos, na nave principal e na nave norte da Basílica. O objetivo principal da obra era a conservação das pinturas do artista Jan Bukowski na abóbada do templo e nas paredes dos corredores, mas inclui a conservação dos elementos góticos em pedra e a remoção de capas que cobriam os elementos.

“Eliminamos estas capas e chegamos a matéria original, que complementamos e submetemos a uma conversa integral. Na nave norte, além do dano de pintura e gesso, encontramos a destruição do fio de ladrilho localizado na abóbada. Provavelmente ocorreu como resultado de um raio ou outra explosão”, comentou o especialista. “Nos requereu um trabalho adicional. Parte deste trabalho implicou a reconstrução e a reconstrução do fio de ladrilho e o reforço estrutural apropriado”.

A Catedral de Sandomierz é um dos templos mais antigos da Polônia. Foi fundada pelo rei Casimiro o Grande em 1361 e é chamada “Mãe das Igrejas da Diocese de Sandomierz” por seu significado religioso e sua importância histórica e cultural. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas