Gaudium news > Canonização do Cardeal Newman movimenta o Reino Unido

Canonização do Cardeal Newman movimenta o Reino Unido

Leicester – Reino Unido (Sexta-feira, 13-09-2019, Gaudium Press) A canonização do Cardeal John Henry Newman a ser oficiada no Vaticano no próximo dia 13 de outubro já mobiliza setores da opinião pública britânica em todas as classes sociais e também em setores religiosos não católicos.

Canonização do Cardeal Newman movimenta o Reino Unido.Foto Arquivo Gaudium Press.jpeg

Exemplo disso foi o anúncio de que o Príncipe Charles participará da Canonização do famoso cardeal britânico John Henry Newman.

Um comunicado da Clarence House, o escritório oficial do príncipe de Gales, Charles comparecerá a uma recepção no “Pontifical Urban College” após a Missa.

O Cardeal Newman estudou nesta faculdade enquanto se preparava para se tornar um padre católico.

De Anglicano a Sacerdote Católico

Newman foi um dos principais defensores do Movimento Oxford na igreja Anglicana, que defendia a reintrodução de práticas mais antigas na adoração.

Ele acabou se convertendo ao catolicismo em 1845 e, logo depois, ordenou-se sacerdote. Ele foi criado Cardeal pelo Papa Leão XIII, em 1879. 

O Cardeal faleceu em 1890 E só em 2010 Newman foi beatificado pelo Papa Bento XVI, em Birmingham, durante a visita do Pontífice ao Reino Unido.

Sobre a Canonização

O Cardeal britânico será o primeiro santo inglês a ser canonizado, desde que os quarenta mártires foram canonizados em 1970 e o primeiro santo britânico desde a canonização do escocês St. John Ogilvie em 1976.

Cardeal Nichols e o anúncio da presença de Charles

Ao saber da intenção do Principe Charles, o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales, disse estar “encantado” com o anúncio.

Ele afirmou que “A fé, a profundidade de coragem pessoal, a clareza intelectual e a sensibilidade cultural do cardeal Newman fazem dele um seguidor de Cristo profundamente admirado.

Seu ministério, especialmente entre os pobres, é um sinal permanente da compaixão pastoral da Igreja e um desafio para todos nós hoje “, disse.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas