Gaudium news > Festival de Órgão na Terra Santa é dedicado a São Francisco de Assis

Festival de Órgão na Terra Santa é dedicado a São Francisco de Assis

Israel – Jerusalém (Sexta-feira, 20-09-2019, Gaudium Press) Uma nova edição do ‘Terra Sancta Organ Festival: Música das igrejas do Oriente Médio e do Levante’ começará em breve. Trata-se da iniciativa impulsionada pelo sexto ano consecutivo pela Custódia da Terra Santa nos santos lugares onde os franciscanos estão presentes, ressaltando o papel da música na liturgia e o órgão como instrumento.

Festival de Órgão na Terra Santa é dedicado a São Francisco de Assis.jpg

“Onde há um órgão há uma igreja, e onde há uma igreja há uma comunidade cristã”, é o lema do festival que começará no próximo dia 26 de setembro na Jordânia, com mais de 45 concertos que ocorrerão em mais de 20 localidades onde está presente a Custódia franciscana.

“A característica única do Festival de Órgãos da Terra Santa é que se celebra nas igrejas e santuários da Terra Santa e nos lugares onde os frades franciscanos da Custódia estiveram ativos durante séculos: Israel, Palestina, Jordânia, Grécia, Chipre, Egito, Líbano e Síria”, se detalha a partir do website do festival.

Esta nova edição terá uma novidade. Trata-se de um evento especial dedicado a São Francisco de Assis que levará por título ‘São Francisco em Música e Imagens’, que se desenvolverá em vários templos da Custódia por ocasião dos 800 anos da peregrinação de paz que realizou o ‘pobre de Assis’ à Terra Santa.

Serão improvisações de Órgão do italiano Mario Mariani, sobre alguns episódios da vida de São Francisco tomados do filme ‘Irmão Sol’, do ano 1918. As imagens do filme estarão acompanhadas pela música.

Como detalha a Custódia da Terra Santa em uma nota informativa, esta será a primeira vez que se realizará uma projeção com acompanhamento musical nas igrejas destes países, onde se ressalta a espiritualidade de São Francisco de Assis.

Por esta razão, se preparou um programa especial em vários idiomas para os diferentes espectadores: em grego para as pessoas na Grécia e Chipre, em hebreu para Israel, em árabe para as apresentações na Palestina, Jordânia, Líbano e Síria, e em inglês para o resto do público. Esta programação pode ser baixada no website do Festival de Órgão da Terra Santa.

Festival de Órgão na Terra Santa é dedicado a São Francisco de Assis 2.jpg

Destacados músicos internacionais serão responsáveis por dar vida ao evento. Entre eles se encontram: Missak Baghboudarian, da Síria; o italiano Eugenio Maria Fagiani; os húngaros Robert Kovács e Levante Kuzma; Juan Paradell Solé, da Espanha; o grego Christos Paraskevopoulos; e Erzsébet Windhager-Geréd, de Romênia.

O ‘Terra Sancta Organ Festival’ nasceu como uma maneira de dar testemunho da presença das comunidades cristãs no Oriente Médio e Levante, através da música e da cultura.

“Aqui a música de órgão é uma contribuição artística superior percebida como especificamente cristã, o órgão de tubos está presente quase exclusivamente dentro das igrejas”, explica a organização do festival.

O festival será igualmente ocasião para promover a manutenção dos órgãos, assim como o estudo do instrumento, que é muito apreciado dentro da liturgia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas