Gaudium news > Romaria atrai 10 mil pessoas em Santa Catarina

Romaria atrai 10 mil pessoas em Santa Catarina

Santa Catarina – Lages (Segunda-feira, 23-09-2019, Gaudium Press) Mais de 10 mil romeiros se reuniram na Diocese de Lages para celebrar a 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina, que teve por tema “Semeando vida no campo e na cidade”.

Romaria atrai 10 mil pessoas em Santa Catarina 1.jpg

A Romaria teve início no dia 14, com o acampamento das Juventudes organizado pela Pastoral da Juventude de Santa Catarina. Os mais de 300 jovens foram responsáveis pela acolhida e animação dos romeiros que chegaram no dia seguinte, 15, após uma grande caminhada por cerca de três quilômetros até a chegada na Gruta Nossa Senhora de Fátima, na região central de São José do Cerrito.

Seguindo a tradição, uma Cruz de Cedro foi plantada nas proximidades da Gruta e cada participante da Romaria também recebeu uma cruz peitoral como símbolo da 25ª Romaria. A caminhada continuou até a igreja matriz São Pedro.

Romaria atrai 10 mil pessoas em Santa Catarina 2.jpeg

O Bispo de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, presidiu uma Celebração Eucarística que teve a concelebração do Bispo auxiliar de Brasília (DF) e ex-secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

Ao término da Santa Missa, Dom Guilherme anunciou que a Arquidiocese de Florianópolis será a próxima a acolher a Romaria da Terra e das Águas. Como gesto simbólico, Dom Guilherme trocou uma Cruz de madeira com o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, entregando para a Arquidiocese a organização do evento que acontecerá em 2021.

Romaria atrai 10 mil pessoas em Santa Catarina 3.jpg

A 25ª edição da Romaria, além de ressaltar as alegrias e complexidades da vida de quem mora no campo e na cidade, também foi espaço de celebrar os noventa anos da Diocese de Lages, 50 anos da CNBB Regional Sul 4 e 40 anos da Comissão Pastoral da Terra/Santa Catarina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas