Gaudium news > Igreja em Curitiba celebra os 125 anos de instalação como Diocese

Igreja em Curitiba celebra os 125 anos de instalação como Diocese

Paraná – Curitiba (Sexta-feira, 27-09-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, Paraná, completa na próxima segunda-feira, 30 de setembro, os 125 anos de sua instalação, ainda como Diocese. A data também marca a conclusão do Ano Jubilar de 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais da Catedral Basílica, iniciado em 8 de setembro de 2018.

Igreja em Curitiba celebra os 125 anos de instalação como Diocese 1.png

Por ocasião desta efeméride, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, presidirá uma Santa Missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais às 09h do próximo sábado, 28 de setembro. A Celebração Eucarística será também o momento oficial de lançamento do Mês Extraordinário Missionário na Arquidiocese de Curitiba.

História

A Diocese de Curitiba foi criada no dia 27 de abril de 1892 através da Bula Ad Universas Orbis Ecclesias, do Papa Leão XIII. Mas somente no dia 30 de setembro de 1894 ocorreu sua instalação canônica, com a posse do primeiro Bispo, Dom José de Camargo Barros.

Antes disso, a Igreja do Paraná esteve sob jurisdição canônica de outras Dioceses, sendo de 1551 a 1575 da Diocese de São Salvador, de 1575 a 1745, da Prelazia e depois Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e de 1745 a 1892, da Diocese de São Paulo.

Igreja em Curitiba celebra os 125 anos de instalação como Diocese 2.jpg

O Bispo de Curitiba tomou posse no dia 30 de setembro de 1894, com uma procissão saindo da Igreja do Rosário em direção à então Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, tornada, a partir dessa data, Catedral Diocesana de Curitiba.

Atualmente, a Arquidiocese de Curitiba é governada pelo seu oitavo Bispo – sexto Arcebispo considerando a elevação da Diocese a Arquidiocese em 1926. É composta por 143 paróquias, divididas entre 11 municípios (Curitiba, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Itaperuçu, Palmeira, Pinhais, Porto Amazonas e Rio Branco do Sul), organizados em três regiões episcopais (Norte, Sul e Centro-Oeste), estando cada uma dessas subdivididas em cinco setores pastorais cada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas