Gaudium news > Espanha tem novo Núncio: Dom Cleopas Auza, das Filipinas

Espanha tem novo Núncio: Dom Cleopas Auza, das Filipinas

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 01-10-2019, Gaudium PressA Sala Stampa do Vaticano anunciou hoje que Dom Bernardito C. Auza, arcebispo titular de Suacia, como Núncio Apostólico na Espanha e no Principado de Andorra.

Espanha tem novo Núncio Dom Cleopas Auza, das Filipinas.jpeg

Até agora Dom Auza exercia a função de Observador Permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Quem é Dom Auza

Dom Bernardito Cleopas Auza nasceu em Talibon, nas Filipinas, em 10 de junho de 1959.

Depois de ordenar-se sacerdote em 1985, iniciou sua atividade pastoral já no ano seguinte sendo designado para sua cidade natal.
Ingressou no serviço diplomático do Vaticano 1990 tendo sido designado para a Nunciatura Apostólica em Madagascar, Bulgária e Albânia.

Dom Cleopas Auza possui a experiência de ter sido Núncio Apostólico no Haiti, de 2008 a 2014; observador permanente Vaticano ante a Organização das Nações Unidas, de 2014 até agora e foi também observador do Vaticano junto a Organização dos Estados Americanos (2014-2019).

Dom Auza deverá estar à frente daquela que foi a primeira Nunciatura da História que se encontra localizada em Madrid, na avenida Pio XII.

Foi o Papa Alexandre VI quem criou esta embaixada tendo designado para ela Francisco Desprats, em 1492. O Pontífice de então tinha como meta centralizar as negociações entre a Sé Apostólica e os Reis Católicos.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas