Gaudium news > Mês Missionário Extraordinário é iniciado no Brasil

Mês Missionário Extraordinário é iniciado no Brasil

São Paulo – Aparecida (Terça-feira, 01-10-2019, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, foi realizada a abertura nacional do Mês Missionário Extraordinário no Santuário de Aparecida.

Mês Missionário Extraordinário é iniciado no Brasil 1 Foto A12 Thiago Leon.jpg

A cerimônia ocorreu através de uma Santa Missa presidida por Dom Odelir Magri, Bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em sua homilia, Dom Odelir recordou que “quem ama se põe em movimento, sente-se impelido para fora de si. Para o amor de Deus ninguém é inútil e insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo porque é fruto do amor de Deus”.

Segundo o Bispo, a missão se inicia no coração, se faz com os pés de quem parte, com os joelhos de quem reza e com as mãos de quem ajuda. “A missão nasce no coração e torna-se partilha de um novo horizonte”, afirmou.

Dom Odelir explicou que nossa imperfeição não deve ser desculpa para nosso comodismo. “O Papa Francisco nos interpela a não darmos desculpas ‘esfarrapadas’ diante dos desafios da missão. A missão é um estímulo constante para não ficarmos na comodidade e continuarmos crescendo. Não deixemos que nos roubem o entusiasmo e a força missionária”, concluiu.

Mês Missionário Extraordinário é iniciado no Brasil 2 Foto A12 Thiago Leon.jpg

Em sua exortação, o Bispo fez ainda referência à Santa Terezinha do Menino Jesus, cujo dia também é celebrado em 1º de outubro, reafirmando a importância da oração para a missão. Além disso, saudou as experiências missionárias da Igreja no Brasil como o projeto Igreja Irmãs, os projetos missionários tocados pelos regionais da CNBB, as experiências missionárias além fronteiras na África, no Timor Leste e no Haiti, a organização dos conselhos missionários e o Programa Missionário Nacional, aprovado pelos bispos na 57ª Assembleia Geral da CNBB, que em suas palavras será “um impulso à caminhada missionária no Brasil”.

O Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019, que segue o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, marca o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud emitida em 1919 pelo Papa Bento XV. O objetivo é aumentar a consciência da ‘missio ad gentes’ e dar um novo impulso à transformação missionária na vida da Igreja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas