Gaudium news > Santuário de São Francisco de Assis em Roma se prepara para celebrar seu padroeiro

Santuário de São Francisco de Assis em Roma se prepara para celebrar seu padroeiro

Itália – Roma (Terça-feira, 01-10-2019, Gaudium Press) Além de Assis, Roma também se prepara para celebrar o santo padroeiro da Itália. A igreja e Santuário de São Francisco de Assis em Ripa, situado no Trastevere romano, acolherá importantes comemorações para recordar o testemunho de santidade do fundador da Ordem dos Frades Menores, Franciscanos.

Foi neste lugar onde São Francisco viveu e rezou em sua passagem pela Cidade Eterna, durante as visitas que o Papa Inocêncio III realizou. Testemunha disso é sua cela, que ainda se conserva e é visitada pelos peregrinos conhecedores da história do Santo de Assis.

Santuário de São Francisco de Assis em Roma se prepara para celebrar seu padroeiro.jpg
Nesta rocha São Francisco de Assis repousava sua cabeça. É uma das relíquias do Santo
presente no Santuário romano / Foto: Chiesa di San Francesco a Ripa Grande.

As comemorações começaram no dia 25 de setembro com a recitação da novena, que se estenderá até o dia 2 de outubro e vem sendo realizada a cada dia com a recitação do Santo Rosário às 17h45, e a celebração Eucarística às 18h30 com reflexão franciscana por parte de vários sacerdotes.

Às 18h30 do sábado, 28, ocorreu uma Missa especial para os casais que estão se preparando para o Matrimônio. A Eucaristia foi presidida por Dom Daniele Libanori, Bispo Auxiliar de Roma para o Setor Centro. Enquanto que no domingo, 29 de setembro, a Missa das 11h, presidida por Frei Massimo Fusarelli, foi voltada para as crianças.

Durante estes dias também estão sendo vendidos os famosos “Mostaccioli di Jacipa de’Sttesoli”, biscoitos doces que, segundo assinala a tradição, encantavam a São Francisco de Assis.

Já no dia 30 de setembro, a Igreja de São Francisco de Assis em Ripa acolheu o início do Tríduo em homenagem ao “Pobre de Assis”. O qual irá até o dia 02 de outubro, com a recitação do Rosário e a Missa diária.

Momento importante das celebrações será no dia 03 de outubro com a festa do trânsito de São Francisco. Tributos que serão iniciados às 18h com as Primeiras Vésperas Solenes, e continuarão às 18h30 com a Missa do Trânsito, presidida por Dom Gianrico Ruzza, Bispo Auxiliar de Roma para o Setor Sul.

São Francisco de Assis.jpg

No dia 04 de outubro, na solenidade do Padroeiro da Itália, haverá vários eventos no Santuário romano de São Francisco de Assis. Começando com celebrações eucarísticas às 07h30 e às 09h, esta dirigida às crianças das escolas da zona do Trastevere.

Na parte da tarde, às 17h, serão celebradas as Segundas Vésperas Solenes e às 18h será a Missa central presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Guerino Di Tora. Ao término, ocorrerá uma procissão solene, que percorrerá várias ruas do Trastevere romano, para culminar às 20h30 com um concerto.

Durante o dia, será possível visitar a cela de São Francisco de Assis nos seguintes horários: das 08h às 13h, das 15h às 17h30, e das 20h às 22h30.

Os peregrinos também poderão venerar as relíquias do santo italiano ali presentes: um pedaço das vendas que utilizava para cobrir as chagas, um pedaço do cilício e a rocha sobre a qual São Francisco de Assis repousava sua cabeça.

Sabe-se que São Francisco viveu na então cela do hospício de San Biagio ao menos em seis ocasiões; mesmas vezes nas quais foi ao encontro do Papa para que aprovasse a instituição da Ordem Franciscana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas