Gaudium news > Anjo da Guarda: 5 motivos para não o esquecer

Anjo da Guarda: 5 motivos para não o esquecer

Anjo da Guarda,5 motivos para não o esquecer1.jpg

Redação (Quarta-feira, 02-10-2019, Gaudium Press) Em certa ocasião, em uma de suas catequeses, enquanto falava sobre os anjos, o Papa João Paulo II disse:

“A Igreja confessa sua fé no Anjo da Guarda, venerando-o na liturgia com uma festa especial e recomendando procurar a sua proteção com uma oração frequente”.

Neste 02 de outubro quando comemoramos a festa dos Anjos da Guarda recordaremos alguns poucos pontos sobre a devoção a estes puros espíritos celestes que Deus criou para sua gloria e seu serviço.

Anjo da Guarda, 5 motivos para não o esquecer.jpg

Leia com atenção. Pode ser que um ou outro desses motivos o caro leitor já não se lembrasse mais:

 

1. O Anjo da Guarda nos acompanha desde a concepção

Cada ser humano, desde o momento de sua concepção, tem um Anjo da Guarda.
Diz o Catecismo (336):

“Desde o seu começo até a morte, a vida humana é acompanhada pela sua custódia e intercessão”.

Do mesmo modo, diz São Basílio Magno:

“Ninguém poderá negar que cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protetor e pastor para conduzir sua vida”.
Com estas afirmações compreendemos que a missão do Anjo da Guarda é velar por cada pessoa, proteger dos perigos e guiar nossa vida a Cristo.

Por isso, São João Maria Vianney (o Cura D’Ars) indicava:

“Que feliz é esse Anjo da Guarda, pois acompanha a alma quando vai à Missa”.

2. A existência do Anjo da Guarda não é uma invenção nem um conto infantil. Ela é fundamentada na Bíblia

Na Bíblia, desde o Antigo Testamento existem várias passagens que mencionam a presença dos anjos que custodiam, como no Êxodo (23, 20-21):

“Eu vou enviar um Anjo diante de ti, para que te proteja no caminho e te conduza até o lugar que te preparei. Respeita-o e escuta sua voz”.

Do mesmo modo, no Novo Testamento, Jesus diz (Mt 18,10): “Não desprezem a nenhum destes pequenos, porque lhes asseguro que seus Anjos no céu estão constantemente na presença do meu Pai celestial”.

3. Os Anjos da Guarda são amigos próximos dos santos

Muitos santos deram testemunho da inseparável relação que tiveram com seus Anjos da Guarda. Entre eles, estão São Francisco de Sales, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Pio de Pietrelcina, São Josemaria Escrivá, entre outros.
Santa Francisca Romana (1384-1440), padroeira dos motoristas, teve a graça de ver seu Anjo da Guarda, que velava por ela dia e noite.
A Santa o descreve assim:

“Era de uma beleza incrível, com uma pele mais branca que a neve e um rubor que superava a vermelhidão das rosas”.

“Seus olhos, sempre abertos olhando para o céu, o cabelo comprido e cacheado cor do ouro. Sua túnica era comprida até os pés e era branca um pouco azulada e, outras vezes, com brilhos avermelhados. Era tal a irradiação luminosa que o seu rosto emanava, que podia ler as matinas em plena meia-noite”.

4. Os Anjos da Guarda nos protege nos momentos difíceis

Em certa ocasião, São João Bosco narrou que no dia da festa do Anjo da Guarda, recomendou aos seus alunos que nos momentos de perigo invocassem o seu Anjo.

Naquela semana, dois jovens trabalhadores estavam em um andaime muito alto alcançando materiais e de repente a tábua quebrou e ambos caíram no chão.

Um deles recordou o conselho do santo e exclamou:

“Anjo da minha guarda!”.

Caíram de repente e quando seus companheiros foram vê-los, um deles estava morto, mas o que tinha invocado o seu Anjo da Guarda ficou consciente e subiu a escada do andaime como se nada tivesse acontecido.

Em seguida, o menino contou que ao invocar o seu anjo sentiu como se colocassem debaixo dele um lençol, que o abaixava devagar, e depois disso já não lembrava mais nada.

5. Os Anjos da Guarda são poderosos servidores de Deus

São Bernardo Abade, em um de seus sermões indicou:

“Sejamos, pois, devotos e agradecidos àqueles guardiães tão exímios; correspondamos o seu amor, honremo-los quanto possamos e conforme devemos”.

“Eles nos guiam nos nossos caminhos, não podem ser vencidos nem enganados e menos ainda podem nos enganar. São fiéis, prudentes, poderosos: por que nos assustamos? Basta com que os sigamos, com que estejamos unidos a eles, e viveremos assim, à sombra do Onipotente”.

Uma oração ao Anjo da Guarda

A tradição da Igreja recomenda saudar e invocar o Anjo da guarda durante o dia, especialmente com a seguinte oração:

Santo anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege,
sempre me guarda,
sempre me governa e
sempre me ilumina
Amém.

(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI Digital)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas