Gaudium news > Benigna, a menina brasileira “Heroína da Castidade”, será beatificada

Benigna, a menina brasileira “Heroína da Castidade”, será beatificada

Crato – Ceará (Quinta-feira, 03-10-2019, Gaudium Press) Foi autorizada a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, uma menina brasileira que morreu mártir aos 13 anos de idade e que é conhecida como “heroína da castidade”.

Benigna, a menina brasileira Heroína da Castidade será beatificada.jpg

Benigna Cardoso da Silva

Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE).

Quando tinha apenas 13 anos, em 24 de outubro de 1941, foi assassinada, por um jovem que a tentou violentar.

Por defender sua virgindade foi morta. Ela antes, preferiu morrer que ofender a Deus pecando contra a castidade.

De acordo com o que se narra de sua história, como de costume, a menina saiu de casa para buscar água a poucos metros de sua casa.

Um indivíduo chamado Raul Alves abordou Benigna convidando-a para a prática de atos imorais. Diante da negativa da menina, ele tentou violenta-la.

Como a resistência da pequena virgem foi enorme e por nã conseguir violentá-la, Raul quis estuprá-la e, por não conseguir seu intento, furioso, passou a golpeá-la com um facão.

Nossa Santinha

O Padre Cristiano Coelho Rodrigues que foi seu orientador espiritual escreveu uma nota no registro de batismo de Benigna com os seguintes dizeres:

“Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

Romaria da Menina Benigna

Seu exemplo de virtude e defesa da Castidade espalhou-se.

A devoção a ela tem aumentado constantemente entre os fiéis do estado do Ceará e também fora dele.

Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro. Neste ano, em junho, o evento entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará.

Anuncio da Beatificação

Nesta quinta-feira, Dom Gilberto Pastana, Bispo da Diocese do Crato (CE), fez o anúncio da autorização da beatificação de Benigna através da Rádio Educadora do Cariri:

“Alegremo-nos todos, toquemos os sinos de nossas igrejas, clamemos ao Senhor essa vibrante alegria, não somente para a Diocese de Crato, mas para todo o Ceará e o Brasil”.

Comemorações

Um informe da Diocese do Crato, diz que, “em louvor a tão grande acontecimento”, será celebrada uma Santa Missa em 21 de outubro, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, na cidade do Crato.

Padre Paulo Lemos, pároco de Santana do Cariri, em declarações ao site ‘O Povo’ procurou destacar que a beatificação de Benigna é muito importante “porque a Igreja nos chancela. Está confirmando que, de fato, aqui viveu uma santa de Deus e ela poderá ser elevada à honra dos altares”.

(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas