Gaudium news > Associação de Maria Auxiliadora celebra seus 150 anos na Itália

Associação de Maria Auxiliadora celebra seus 150 anos na Itália

Itália – Turim (Terça-feira, 08-10-2019, Gaudium Press) Membros da Associação Maria Auxiliadora (ADMA), participaram no último domingo, 06 de outubro, da Jornada Mariana anual que ocorreu em Turim, casa da Família Salesiana. O evento, que levou por tema “Compartilhar a graça. Com Maria Mulher crente”, ocorreu por ocasião dos 150 anos da fundação da Associação instituída por São João Bosco em abril de 1869, com a presença do Reitor Maior dos Salesianos, o sacerdote espanhol Ángel Fernández Artime, e serviu de preparação para o 8º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que se celebrará em Buenos Aires, Argentina, no próximo mês de novembro.

Associação de Maria Auxiliadora celebra seus 150 anos na Itália.jpg

A jornada começou às 09h com uma representação da ADMA jovens, continuando com a intervenção do Reitor Maior, e finalizando a manhã com um encontro das experiências da Família Salesiana. Retomou na tarde com a recitação do Santo Rosário, a celebração Eucarística, culminando com as novas adesões à ADMA.

O Padre Fernández Artime, em uma carta que dirigiu por ocasião do 150° aniversário da ADMA, que intitulou “Abandona-te, confia, sorri!”, faz referência aos dois elementos que sustentam o carisma salesiano e, de modo especial, a ADMA: o estar “aferrados à Eucaristia e a Maria Auxiliadora”. Colunas que deixou consignadas Dom Bosco no Regulamento dos devotos a Maria Auxiliadora.

Nas palavras do Reitor Maior dos Salesianos, Cristo é quem domina a existência de Dom Bosco, e portanto o carisma salesiano: “o Cristo que domina a existência de Dom Bosco é, predominantemente, o Jesus vivo e presente na Eucaristia, o Pão da vida, o Filho de Maria, Mãe de Deus e da Igreja. Dom Bosco viveu desta presença e nesta presença. A Eucaristia sacrifício e sacramento, a Eucaristia que nos nutre, a Eucaristia presença real e adorável é, na vida de Dom Bosco, força e consolo, fonte de paz e, ao mesmo tempo, fogo de atividade”.

Assinala que o fundador dos salesianos foi um grande devoto da Virgem, e portanto os salesianos o são, mas “não somos devotos genéricos, mas devotos de Maria Auxiliadora”.

“Em sua experiência, o dom de amor que nos une ao Pai e ao Filho (graça) e que impulsiona a ação (caridade), passa explicitamente, quase sensivelmente, através da mediação materna de Maria. Ao longo de sua vida, de fato, a presença da Virgem foi a guia constante para realizar a missão recebida do Pai; a mestra sábia, que ensina a arte de educar aos jovens com amor, como o ordenou Jesus no sonho dos nove anos; o porto seguro na adversidade, no que obtêm facilmente proteção, consolo e força do Espírito Santo”, acrescenta o Padre Fernández Artime.

Associação de Maria Auxiliadora celebra seus 150 anos na Itália 2.jpg

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) foi fundada por São João Bosco um ano depois de concluir a construção da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, cujos 150 anos de construção se celebrou em 2018. O objetivo da Associação é irradiar no mundo a devoção a Maria sob a invocação de “Auxiliadora dos Cristãos”.

Os que fazem parte da ADMA seguem um itinerário de santificação e apostolado de acordo com o carisma de Dom Bosco, que coloca como centro a Jesus Sacramentado e a devoção a Maria Auxiliadora.

A Associação vem organizando há três décadas o Congresso Internacional de Maria Auxiliadora justamente com o propósito de aprofundar e promover a devoção à Nossa Senhora propondo Maria como modelo de vida cristã.

O primeiro congresso ocorreu no ano de 1988 em Turim, ano em que se comemorava o centenário da morte de São João Bosco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas