Gaudium news > Religioso beneditino digitaliza milhões de páginas de manuscritos religiosos

Religioso beneditino digitaliza milhões de páginas de manuscritos religiosos

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 14-10-2019, Gaudium Press) Um sacerdote beneditino norte-americano, o Padre Columba Stewart, havia vivido perto de uma vasta coleção de manuscritos com conteúdos sacros desde o início de sua vida religiosa em 1980, mas uma particular missão o levou a liderar a digitalização de mais de 70 milhões de páginas. O esforço de conservação se estende agora a 13 países e inclui regiões afetadas pela guerra civil e a perseguição aos cristãos.

Religioso beneditino digitaliza milhões de páginas de manuscritos religiosos.jpg

“Já havia 40 milhões (de documentos) quando comecei (a digitalização em 2003). Temos que estar mais próximos de 60, 75 milhões”, indicou o sacerdote a CNS sobre seu trabalho documental. “Posso dizer-lhe quantos arquivos digitais: 12,5 milhões de arquivos digitais depois de 2003, muitos deles são extensões de 20 páginas. Isso sugere que nosso número real está mais próximo de 70, 75 milhões”.

A chegada do religioso a este trabalho se gerou quando um grupo de cristãos do Líbano pediu recuperar parte de seu patrimônio manuscrito e o sacerdote foi designado para assessorar o projeto. Uma mudança de direção na biblioteca lhe deu acesso aos documentos e marcou o começo de um caminho que permitiu preservar documentos em zonas de guerra e perseguição. “As coisas explodem muito de repente. Já estávamos no lugar, em ambas crises, na Síria e Iraque, respectivamente, depois de ter começado a trabalhar antes de suas crises”, relatou o sacerdote.

“As únicas coleções de manuscritos que estamos seguros que foram destruídas nos conflitos estavam em Mosul (Iraque), e havíamos digitalizado a maior parte dessa coleção”, comentou o Padre Stewart. “Temos coleções de manuscritos na Síria e Iraque que não foram digitalizados, mas estão a salvo”. Entre as metas do religioso estão a preservação de documentos no Afeganistão, algo que não considera possível pelas condições atuais do país, e investigar outros países da Ásia Central para identificar quais documentos podem ser encontrados.

Ainda que sua experiência pessoal seja muito valiosa, tendo lhe merecido apresentar a Conferência Jefferson do ‘National Endowment for the Humanities’ em Washington, o religioso não se considera imprescindível para a continuidade do trabalho. “Chegará o dia em que já não estarei ativo. Mas isto foi iniciado por monges na Abadia e inspirado pelo carisma beneditino”, comentou. “Os monges estão muito orgulhosos do trabalho na biblioteca. Creio que sempre haverá algum tipo de vínculo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas