Gaudium news > Cidadãos de origem italiana protestam em Nova York por decisão de não erigir estátua de sua Santa Padroeira

Cidadãos de origem italiana protestam em Nova York por decisão de não erigir estátua de sua Santa Padroeira

Estados Unidos – Nova York (Quarta-feira, 16-10-2019, Gaudium Press) A indignação dos habitantes de Nova York de origem italiana pela desqualificação de Santa Francisca Xavier Cabrini em um processo de consulta sobre figuras históricas que merecerão uma estátua na cidade estado-unidense levou a organizar uma marcha com mais de mil pessoas no dia 06 de outubro. Os fiéis afirmam que a Santa Padroeira dos imigrantes italianos e primeira Santa estado-unidense tem méritos de sobra para ser reconhecida entre as figuras reconhecidas no programa ‘She Built NYC’.

Santa Francisca Xavier Cabrini.jpg

Tendo nascido na região da Lombardia na Itália e sendo um dos sete membros fundadores do Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, a Santa aceitou com dificuldade o convite para realizar um trabalho missionário nos Estados Unidos, já que sua intenção inicial era evangelizar o Oriente. Em meio de obstáculos, Madre Cabrini fundou um orfanato em West Park, ministrou aulas aos imigrantes italianos, fundou dois hospitais e a expansão de sua obra na América a levou a fundar um total de 67 instituições. Faleceu enquanto trabalhava preparando doces para crianças.

Sua fama de santidade entre os ítalo-americanos era notável e a Santa foi canonizada em 1946 pelo Papa Pio XII. A possibilidade de contar com uma imagem em sua honra erigida pelas autoridades civis se gerou através da campanha ‘She Built NYC’, que permitiu a nomeação cidadã de candidatas ao reconhecimento. A Santa de origem italiana recebeu a maior quantidade de votos, mas não foi escolhida.

“Foi a primeira Santa dos Estados Unidos, uma defensora incansável que fundou um orfanato no norte do estado, uma escola para meninas em Washington Heights e 67 organizações para os necessitados no final da década de 1880”, comentou a redatora Sara Dom no informativo ‘New York Post’ ao conhecer a decisão. “Mas não era suficientemente boa para ser nomeada uma das sete mulheres mais importantes de Nova York”.

A Primeira Dama de Nova York, Chirlane McCray, responsável pelo programa, foi duramente criticada por escolher quase exclusivamente figuras afro-americanas e hispânicas, inclusive ativistas da ideologia de gênero. A marcha em favor de uma imagem para a Santa foi presidida pelo Bispo de Brooklyn, Dom Nicholas DiMarzio e o Diretor do Apostolado Italiano Diocesano de Brooklyn, Dom David Cassato, culminando em uma Eucaristia solene em sua honra. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas