Gaudium news > Panamá terá Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Panamá terá Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Cidade do Panamá – Panamá (17-10-2019, Gaudium Press) A Cidade do Panamá, capital do Panamá, terá um Santuário sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima.

Panamá terá Santuário de Nossa Senhora de Fátima-Foto Santuario.jpg

O núcleo desse Santuário será uma réplica da Capelinha das Aparições, tal como existe em Fátima, Portugal.

O anúncio foi feito pelo arcebispo metropolitano do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta no último domingo, 13 de outubro, quando o mundo católico recorda a última das aparições da Santíssima Virgem na Cova da Iria, em Portugal.

Justificativa

Segundo o Arcebispo da Cidade do Panamá, a decisão da construção deste Santuário, que acontece exatamente no ano em que é celebrado o centenário da edificação da Capelinha das Aparições, é um antigo desejo e se justifica plenamente pelas “muitas bênçãos e grandes frutos pastorais” que resultaram das duas visitas que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima realizou no Panamá, em 2017 e neste ano.

Em 2017 ela veio para visitar as dioceses panamenhas e, no início de 2019 durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Panamá.

Pedido à Reitoria do Santuário em Fátima

“A presença da Virgem Peregrina de Fátima no Panamá, em 2017, trouxe muitas bênçãos e grandes frutos pastorais, pelas visitas que fez a centros penitenciários, educativos, hospitais e lares de idosos.

A sua presença na JMJ não só marcou a história deste encontro e da própria Igreja no Panamá (…)

Por isso, pedimos à Reitoria do Santuário para construirmos aqui uma réplica da Capelinha das Aparições, que é o coração histórico da Mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, em 1917″, diz explicou o prelado a uma assembleia de fiéis, reunida na Basílica Santa Maria la Antigua, momentos antes de apresentar um vídeo deste novo projeto que, em carta enviada ao reitor do Santuário de Fátima, chama de um “grande sonho”.

Dom José Domingo Ulloa Mendieta, na carta onde solicita autorização ao Santuário de Fátima para levar a cabo o novo projeto diz ainda:
“Com esta capela aspiramos dar aos peregrinos do Panamá e do mundo um acolhimento evangelizador digno e pleno do amor do Senhor e da espiritualidade da Sua Mãe, a partir da Mensagem que Ela transmitiu na Cova da Iria e que, atualmente, está mais viva que nunca no coração dos panamenhos”,

Resposta do Reitor de Fátima

Na resposta positiva, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, fala de um “sinal de comunhão com toda a nação do Panamá”, e deseja que a edificação da réplica da Capelinha das Aparições “intensifique ainda mais a devoção mariana de todos os fiéis, designadamente a devoção do Rosário e dos cinco Primeiros Sábados”.

No dia anterior ao anúncio oficial da criação deste novo santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá, a novidade já havia sido antecipada pelo próprio reitor do Santuário de Fátima, durante a conferência de imprensa da Peregrinação Internacional de Outubro.

Na ocasião, o padre Carlos Cabecinhas destacou a ida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora à Jornada Mundial da Juventude que decorreu no Panamá como um dos momentos mais marcantes do ano pastoral 2018/19, ao lembrar o programa paralelo que levou a Virgem Peregrina aos lugares mais periféricos daquele país, como foi o caso da visita a uma prisão, a um hospital oncológico e a um bairro degradado.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas