Gaudium news > “Igreja precisa se esforçar para ser presença no mundo urbano”, diz diretor de Instituto de Pastoral

“Igreja precisa se esforçar para ser presença no mundo urbano”, diz diretor de Instituto de Pastoral

Brasília (Sexta, 06-11-2009, Gaudium Press) Teve início na última quarta (4), em Brasília, um seminário realizado pelo Instituto Nacional de Pastoral (INP) da CNBB para discutir a Pastoral Urbana. Deste seminário participam, além dos 15 integrantes do Instituto, os assessores e secretários executivos dos Regionais da CNBB convidados a se debruçar sobre as grandes questões que envolvem o mundo urbano e ação pastoral que nele se deve desenvolver.

Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Agenor Brighenti, a “Igreja precisa se esforçar para ser presença no mundo” e buscar uma forma de “impregnar a cidade com os mistérios de Deus”.

“Queremos retomar uma reflexão e uma caminhada de compreensão da cidade e da pastoral urbana que já foi feita há algum tempo. Na América Latina, 80% da população vive na cidade. No contexto da Conferência de Aparecida, a missionariedade pôs em evidência a cultura com o mundo urbano”, assinalou.

Para padre Agenor, a dificuldade de evangelizar as cidades está nas estruturas de evangelização, nos métodos e na linguagem. “Nossos métodos ainda são verticalistas, clericais, centralizadores, com a ação muito voltada para o religioso. Em relação à linguagem, temos dificuldades de usar o simbolismo urbano”.

“Em relação às estruturas, estamos ou com uma pastoral apoiada na paróquia tradicional, com critérios territoriais e de vizinhança, ou apostando numa Igreja de movimentos que são voltados para si mesmos, sem a presença missionária, ou seja, para fora”, explicou.

Para o padre, o INP ficou um pouco escondido nos últimos anos porque houve um certo distanciamento da reflexão e do debate na Igreja. “Colocou-se em segundo plano o planejamento, caiu-se no pragmatismo pastoral, eventos, numa pastoral mais de realizações pontuais que processuais. Isso tudo por causa da crise da sociedade, da utopia, que também atingiu a Igreja”, analisa o diretor.

Esta fase, de acordo com padre Agenor, já passou e o INP agora “é mais demandado, mais solicitado” porque aposta “de novo na comunidade, na formação, nos ministérios”.

Padre Agenor diz que a ideia é fazer com que as lideranças estudem os textos em vistas de um novo seminário sobre a Pastoral Urbana no ano que vem, com data ainda a ser confirmada.

O seminário encerra hoje e as reflexões dos conferencistas serão publicadas pelo Instituto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas