Gaudium news > Romaria da Beata Benigna, no Ceará: esperados 40 mil fiéis

Romaria da Beata Benigna, no Ceará: esperados 40 mil fiéis

Santana do Cariri – CE (Sexta-feira, 18-10-2019, Gaudium Press) A Menina Benigna, jovem mártir do Ceará que será beatificada em breve, está sendo alvo de várias cerimônias que procuram honrar aquela que é conhecida como “Heroína da Castidade”.

Romaria da Beata Benigna, no Ceará- esperados 40 mil fiéis-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

No início de outubro, o Papa Francisco autorizou a promulgação do Decreto que reconhece a Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva como Bem-Aventurada.

Isso deu mais motivação para as atuais comemorações em torno da Menina Benigna, já que neste 15 de outubro foi seu aniversário natalício quando ela faria 91 anos, e no dia 24 de outubro é relembrado o seu martírio do ano de 1941.

16°ano de Comemorações e Romarias

De 15 a 24 de outubro, Santana do Cariri faz festa em homenagem à Serva de Deus.

No último dia 15 foi celebrado o aniversário de Benigna com missa, café comunitário, fogos de artifício e uma carreata da cidade até o santuário de Benigna, a quase 2 Km da sede da paróquia.

No domingo, dia 20, acontece a 4ª Romaria das Crianças, quando, em número crescente, as crianças demonstram sua da devoção para com Benigna.

Nesta ocasião, para que a figura da menina seja cada vez mais amada e conhecida, é costume que os pais e catequistas da paróquia incentivem a participação das crianças em todos os atos.

Durante o período em torno da Romaria das Crianças e durante a caminhada da peregrinação é costume as crianças estarem vestidas com a roupa tradicional que faz referência ao vestido que Benigna usava no dia do martírio: vestido vermelho com bolinhas brancas.

Narra o Pe. Paulo Lemos Pereira, pároco da Igreja Matriz da Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri, cidade onde nasceu e morreu a mártir, Benigna Cardoso da Silva.

Pe. Paulo, que está há 9 anos à frente da paróquia, explica que “a fama de santidade começou logo após o martírio, há mais de 70 anos. A partir de 2004, começaram as romarias a cada 24 de outubro”, data ápice do martírio, e, a partir do santuário no bairro Inhumas, próximo ao sítio Oitis onde Benigna foi assassinada, o envolvimento da comunidade aumentou:

“Com o processo de beatificação isso foi intensificado e veio divulgar ainda mais a fama de santidade de Benigna. A devoção é antiga e o pequeno santuário é construído em calcário, muito rústico, que retrata a realidade do povo local.”

A cidade de origem da Serva de Deus se prepara para receber cerca de 40 mil fiéis para a tradicional Romaria do dia 24 de outubro.

A próxima Beata brasileira

Benigna Cardoso da Silva era camponesa, temente a Deus e seguidora dos ensinamentos da Igreja.

Um jovem de nome Raul se apaixonou pela menina e tentou seduzi-la.

Benigna tinha 13 anos e não se deixou levar pelas seduções do rapaz para não ofender sua consciência cristã ao não aceitar a prática de atos impuros contra o 6º mandamento.

Inconformado com a negativa, Raul assassinou Benigna a golpes de facão.

Após a morte, a mártir passou a ser invocada como santa por ser conhecida como pessoa cheia de Deus.

Pe. Paulo conta que muitos foram os testemunhos de graças alcançadas por seu intermédio.

Os restos mortais da jovem mártir estão sepultados na Igreja Matriz, local onde ela realizou os Sacramentos do Batismo e 1ª Eucaristia.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas