Gaudium news > "Romaria das Crianças" presta homenagem à Menina Benigna, no Ceará

"Romaria das Crianças" presta homenagem à Menina Benigna, no Ceará

Santana do Cariri – Ceará (Quarta-feira, 23-10-2019, Gaudium Press) Na cidade de Santana do Cariri, localizada no Estado do Ceará, no nordeste brasileiro, centenas de crianças participaram no último domingo (20/10) da tradicional Romaria preparatória para a Festa em honra da jovem Mártir Benigna Cardoso, que foi reconhecida como Beata e que será proclamada como tal pela Igreja Católica.

Romaria das Crianças presta homenagem à Menina Benigna no Ceará.jpeg

A festa da nova Beata brasileira será comemorada na próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, dia em que a Serva de Deus foi martirizada em 1941.

A Festa e sua Preparação

A população da região já de há muito venera a Menina Benigna como mártir e santa.

Anualmente, um grande fluxo de fiéis e devotos de Benigna Cardoso dirige-se para Santana do Cariri com o intúito de venerar, prestar honras e pedir graças à pequena mártir de 13 anos.

A população de Santana destina 10 dias para a preparação da Festa.

Para a 16ª “Romaria da Menina Benigna” não foi de outro modo. A cidade se mobiliza para receber os esperados 40 mil peregrinos que deverão dirigir-se àquela cidade do interior do árido sertão cearense.

É dentro desta preparação que se insere a realização da 4ª “Romaria das Crianças” que aconteceu no último domingo: uma das demonstrações mais fortes da devoção dos pequenos à Menina Benigna.

As crianças, tanto da sede como das comunidades rurais do município, se reuniram no largo da Matriz da Senhora Sant’Ana e de lá dirigiram-se em uma caminhada com orações e cânticos até o local do martírio.

Segundo Ypsilon Félix, membro da comissão da causa da Venerável Benigna Cardoso, da Diocese de Crato, como acontece tradicionalmente, “centenas delas estavam vestidas a caráter, de vermelho com bolinhas brancas, fazendo referência ao vestido que a jovem mártir usava no dia do martírio, e percorreram 2 Km do local onde ela está sepultada até o Santuário de Benigna, próximo ao local do martírio”, no Bairro Inhumas.

Os organizadores da Romaria contam que no percurso foram encenados trechos da vida da Venerável Benigna Cardoso da Silva, organizados pela catequese da paróquia e por Escolas e Colégios da cidade de Santana do Cariri.

Na chegada ao Memorial, o pároco Padre Paulo Lemos rezou com os jovens, dirigiu-lhes algumas palavras enaltecendo o heroísmo da pequena mártir e deu a todos a bênção. Em seguida foi compartilhado um lanche entre os peregrinos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas