Gaudium news > Paróquias de Valência, Espanha, recebem réplicas do Santo Cálice

Paróquias de Valência, Espanha, recebem réplicas do Santo Cálice

Espanha – Valência (Sexta-feira, 25-10-2019, Gaudium Press) Por ocasião da festa do Santo Cálice, celebrada no dia 24 de outubro, e que é venerado em Valência, Espanha, o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo desta cidade espanhola, entregou a cinco templos da jurisdição eclesial réplicas da relíquia da Última Ceia de Jesus.

Paróquias de Valência, Espanha, recebem réplicas do Santo Cálice.jpg

Tratam-se de três paróquias da Diocese -a Natividade de Nossa Senhora de Sagunto, Nossa Senhora do Pilar de Catarroja e Santo Alberto Magno de Valência-, da Basílica de São Vicente Ferrer e da Igreja de São Domingos, que receberam das mãos do purpurado a réplica do Cálice que se venera na Catedral de Valência desde o século XV.

A entrega das réplicas ocorreram durante a Missa da festa do Santo Cálice presidida pelo Cardeal às 19h na Catedral, que contou com a presença do Capítulo Metropolitano, os sacerdotes das paróquias e os fiéis da Diocese.

Como é tradição, no marco da celebração foi transladada em procissão ao interior do templo a relíquia desde a capela do Santo Cálice até o Altar Maior da Catedral.

Além disso, o Cardeal Cañizares empregou os textos da Missa Votiva do Santo Cálice, que o mesmo aprovou em 2014 quando era prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé.

As missas votivas não são as próprias do dia. Estas se celebram em dias autorizados pela igreja com uma intenção especial; no caso de Valência, é para fomentar a devoção ao Santo Cálice. A Missa que inclui textos e orações próprias, se utilizam a cada ano para a festa anual da relíquia, seja na Catedral valenciana ou nas igrejas nas quais se autorizou sua celebração.

A comemoração da relíquia da Última Ceia foi organizada pela Confraria do Santo Cálice, e a entrega das relíquias ocorreram para ressaltar “aquelas paróquias que se destacaram bem por ter restaurado seus templos, pelo seu trabalho pastoral ou por algum motivo especial”, tal como cita AVAN.

O Santo Cálice

O Santo Cálice é venerado na Catedral de Valência desde o século XV. A partir do século XVIII tem sido utilizado para conter a forma consagrada do monumento da Quinta-feira Santa. Em 1916 foi finalmente instalado na Capela do Santo Cálice, antiga Sala Capitular, onde hoje é venerado.

Uma tradição diz que a relíquia é o mesmo cálice utilizado por Nosso Senhor na Última Ceia na qual instituiu a Eucaristia; e que foi levado à Roma por São Pedro, sendo conservado pelos Pontífices que o sucederam, até o Papa Sixto II que o confiou ao diácono São Lourenço, que era da Espanha.

Com o objetivo de preservar esta relíquia da perseguição do Imperador Valeriano, no século III foi enviada para Huesca, terra natal do diácono. Neste momento se iniciou um itinerário pela Espanha, quando o Cálice teve que ser escondido na região dos Pirineus por causa da invasão muçulmana e finalmente no mosteiro de São João de la Peña, Huesca.

O Cálice foi entregue ao rei de Aragão, Martín o Humano, em 1399, permanecendo primeiro no palácio real da Cerâmica de Zaragoza e depois na Real de Valência, cidade onde ficou definitivamente graças ao rei Alfonso V, que o confiou à Catedral no ano de 1437. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas