Gaudium news > Bispo Gaúcho fala da “Vida segundo o Evangelho”

Bispo Gaúcho fala da “Vida segundo o Evangelho”

Frederico Westphalen – RS (Sexta-feira, 25-10-2019, Gaudium Press) Dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen comenta as leituras do próximo domingo 27 de outubro, XXX domingo do tempo comum e recomenda a seus diocesanos uma vida segundo o Evangelho.

Dom Keller recorda que “a Palavra de Deus lança a proposta de cuidarmos de um estilo de vida que agrade a Deus. Esta é a condição indispensável para realizar a Missão que nos é confiada por Deus.

Bispo Gaúcho fala da Vida segundo o Evangelho-Foto site da diocese.jpg

O Evangelho

“Neste domingo, diz o Bispo de Frederico Westphalen, o Evangelho do cobrador de impostos humilde e do fariseu orgulhoso (Lucas18,9-14) nos apresentam um desafio de como viver segundo o espírito do Evangelho. “

“Um estilo que se destaca pela riqueza da relação com Deus e com os irmãos. Cuidar para que essas relações sejam verdadeiras, autênticas, transparentes e humildes. E, sobretudo cheias de caridade e de serviço. “

Tentação de ser referência, evitar a cruz

“Há sempre a tentação de sermos a referência de todas as coisas, diz o Bispo. E de construirmos na certeza da nossa excelência.

Daí que muitas vezes se evite a Cruz, as contrariedades.

Tal tentação invade inclusive os campos mais sagrados e mais belos que tocam a santidade de Deus e a sua grande beleza, e o mistério da pessoa de cada irmão, onde só Deus penetra.

Sempre a tentação de mostramos o nosso currículo, as nossas capacidades, o nosso ego cheio de coisas e de méritos, as nossas seguranças. “

Desvalorização da Graça, tentação da hipocrisia

Para Dom Keller, isto é “a negação do dom e a desvalorização da Graça. É a tentação da hipocrisia, forjadora de falsidade, e tragicamente perigosa, no conhecimento pessoal, assim como do conhecimento de Deus e dos outros.

Daí a necessidade de cuidar do coração.

Possuir um coração saudável, não só fisicamente. Um coração sábio que constrói a vida na simplicidade e na humildade fruto da proximidade do maravilhoso mistério de Deus. “

Conhecer Deus, penetrar a sua humildade

“Conhecer bem a Deus e aproximar-se do Deus Santo significa penetrar a sua humildade patente em tantos sinais!
Humildade de Deus no seu dar-se contínuo e permanente despojando-se a si mesmo. E em Cristo contemplar o despojamento total para amar e servir.

A Encarnação, Morte e Ressurreição de Cristo é o mistério da sua humildade. E na Eucaristia, em cada sacrário, aí está a afirmação do Deus humilde, disponível e amoroso.”

Desafio: um coração sem artimanhas, segundo o evangelho

Dom Keller continua em seu artigo: “Somos desafiados a obter um coração que se conhece a si mesmo na sabedoria da verdade e na capacidade de saber estar na relação com Deus e na relação com os irmãos.

Um coração sem segredos para Deus. Um coração sem artimanhas e manhas que elabora uma imagem desfigurada de tudo e de todos.

Um coração que se esforça, na verdade, sabendo que Deus não se assusta das nossas faltas e limitações, quando somos verdadeiros e sinceros. Um coração que não ousa acusar os outros para se considerar melhor.

E muito menos um coração que na aparente limitação e fracasso dos outros se torna soberbo de orgulho pensando ser melhor e mais importante.

Um coração humilde é um coração que serve. Ama sempre. Combate sempre. Crê sempre. Ora sempre. Compreende sempre. Perdoa sempre. Dá glória a Deus sempre.

É com corações segundo o Evangelho que se realiza a missão e que se celebra a misericórdia.

As atitudes do homem que tem o coração cheio de humildade levam ao acolhimento, à cura, ao perdão, ao recomeçar, à esperança e à vida real do quotidiano.”

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas