Gaudium news > Santuário de Fátima celebra os 100 anos da primeira imagem de Nossa Senhora

Santuário de Fátima celebra os 100 anos da primeira imagem de Nossa Senhora

Portugal – Fátima (Terça-feira, 29-10-2019, Gaudium Press) Para celebrar o centenário da primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário português está preparando uma exposição temporária com o tema ‘Vestida de Branco’.

Nossa Senhora de Fátima.png

A mostra, que será inaugurada no dia 30 de novembro, será gratuita e permanecerá aberta ao público até o dia 15 de outubro de 2020, no convivium de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade.

A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima é de autoria de José Ferreira Thedim e foi feita em 1920 para veneração na Capelinha das Aparições. A peça foi talhada em madeira de cedro do Brasil, com aplicação de policromia, douramento.

De acordo com o Santuário de Fátima, a imagem “é um dos mais importantes símbolos do catolicismo” e atrai anualmente milhões de peregrinos, “entre eles os mais importantes dignitários da Igreja, como é o caso dos Papas”.

Ofertada por um devoto de Torres Novas, a imagem foi abençoada na igreja paroquial de Fátima no dia 13 de maio de 1920, sendo entronizada na Capelinha das Aparições, um mês depois.

No dia 13 de maio de 1946, a imagem foi coroada pelo Cardeal Masella, legado do Papa Pio XII, com uma coroa oferecida pelas mulheres portuguesas em 1942. Anos mais tarde, se incrustou nessa coroa a bala que feriu o Papa São João Paulo II, no dia 13 de maio de 1981. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas