Gaudium news > Missão Católica Polonesa na Inglaterra completa 125 anos

Missão Católica Polonesa na Inglaterra completa 125 anos

Inglaterra – Londres (Quarta-feira, 30-10-2019, Gaudium Press) O Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Dom Stanislaw Gadecki, visitou o Reino Unido para presidir as celebrações dos 125 anos da Missão Católica Polonesa na Inglaterra e Gales. Em uma solene Eucaristia no templo de Nossa Senhora de Czestochowa em Londres, o prelado agradeceu a Deus pelo compromisso dos fiéis poloneses em estabelecer e manter seus próprios centros pastorais.

Missão Católica Polonesa na Inglaterra completa 125 anos.jpg

“Graças a isto, às vezes se compravam templos dos ingleses; aos poucos se construíram desde o início”, recordou Dom Gadecki. “Os poloneses apoiaram financeiramente as paróquias emergentes; segundo suas melhores habilidades e talentos, trabalharam socialmente na construção, renovação e administração das paróquias”.

O prelado destacou que graças à generosidade e compromisso dos católicos poloneses, a Missão Católica Polonesa possui 30 igrejas, 12 capelas, 39 presbitérios e 55 centros paroquiais na Inglaterra e Gales. Além da celebração, se realizou uma exposição sobre o desenvolvimento da Missão e se publicou uma obra com três volumes que recolhe a história da organização, as paróquias e os sacerdotes que serviram através desta Missão no território.

“Queremos agradecer a Deus por estes 125 anos, queremos olhar para o futuro como podemos reunir os poloneses aqui e tratar de crescer com eles na Fé, porque há muitos deles”, manifestou por sua vez Dom Stefan Wylezek, Reitor da Missão Católica Polonesa na Inglaterra. “Também queremos convidar todos a continuar nossa presença aqui na Igreja e como poloneses”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas