Gaudium news > Capelães Militares são recebidos em Audiência pelo Papa

Capelães Militares são recebidos em Audiência pelo Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 31-10-2019, Gaudium Press) Em um das Audiências concedidas pelo Papa nesta quinta-feira, 31/10, foram recebidos os participantes do 5º Curso de Formação dos Capelães Militares Católicos, promovido pela Congregação para os Bispos.

Capelães Militares são recebidos em Audiência pelo Papa.jpg

O Pontífice tratou em seu discurso da temática desenvolvida durante o Curso:
“A privação da liberdade pessoal no contexto dos conflitos armados. A missão do capelão militar”.

Vulnerabilidade

Francisco afirmou que uma pessoa detida fica ainda mais vulnerável quando se trata de um conflito, uma vez que o prisioneiro está nas mãos de forças adversárias.

Não é raro que por isso sejam vítimas de violações de seus direitos fundamentais.

Quando se trata de civis, as vítimas podem ter sido sujeitas a sequestros, desaparecimentos forçados e homicídios.

O Papa lembrou que com estas vítimas “se contam também inúmeros religiosos e religiosas, dos quais não se têm mais notícias ou que pagaram com a vida a sua consagração a Deus e a serviço das pessoas”.

Francisco quis garantir aos participantes do Curso sua oração a todas essas pessoas e suas famílias, para que possam sempre ter a coragem de ir avante e de não perder a esperança.

Proteção garantida

Em seu discurso, Francisco lembrou ainda a proteção da dignidade dos detentos e convidou os ordinários e os capelães militares a não poupar esforços para que as normas da dignidade dos detentos sejam acolhidas “no coração” das pessoas que são confiadas a seu cuidado pastoral.

Segundo Francisco, ” Os ministros de Cristo no mundo militar são também os primeiros ministros do homem e dos seus direitos fundamentais. “

O Papa recordou também outra dimensão que é complementar ao trabalho dos capelães, que é o trabalho de prevenção e de educação das famílias e das comunidades cristãs.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas