Gaudium news > Paraguai terá um diretório nacional dos diáconos permanentes

Paraguai terá um diretório nacional dos diáconos permanentes

Assunção – Paraguai (Sexta-feira, 01-11-2019, Gaudium Press) Diaconato Permanente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) anunciou seu desejo de criar uma base de dados para conhecer a realidade dos 263 diáconos permanentes que existem atualmente em todo o país.

Paraguai terá um diretório nacional dos diáconos permanentes.jpeg

Segundo explica um comunicado, publicado no site da CEP, com data de 28 de outubro, “pretende-se criar um diretório para conhecer a realidade dos diáconos permanentes de todo o país, oferecendo dados relevantes como “sua situação de trabalho, qualidade de vida e necessidades para socorrer e ajudar aqueles que se encontram em situação crítica”.

O diácono permanente da arquidiocese de Assunção, Francisco Inchausti, afirmou que “é importante este pesquisa porque se centra em nossa realidade, pois o que estamos utilizando até o momento é o do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) que abarca outra realidade”.

“Temos que oferecer essa assistência urgentemente, sobretudo aos nossos irmãos que se encontram no campo, porque devido ao dato de que muitos não tenham aposentadoria assalariada necessitam de algum tipo de cobertura para viver com as condições básicas”.

“Na arquidiocese, por exemplo, temos diáconos que sãos arquitetos, advogados, dentistas, então tendo esse tipo de registro poderemos determinar de que maneira nos ajudamos entre todos.
O serviço professional entre os diáconos beneficia, porque se barateiam os custos e se pratica a solidaridade”, acrescentou em outra ocasião o diácono Inchausti.

263 diáconos

Os dados estatísticos indicam que o número de diáconos permanentes no Paraguai é de 263, disse o secretário executivo desta Coordenação Pastoral, quem ainda afirmou que este projeto que se encontra sua etapa inicial ajudará a melhorar o trabalho executivo do diaconato permanente.

Diaconato Permanente

Um diácono permanente é um homem ordenado que está destinado a ajudar a servir os bispos e os presbíteros.

Podem estar casados, batizar, dar a bênção nos casamentos, assistir aos enfermo com o viático, celebrar a liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar.

Porém, diferentemente de um sacerdote, não podem celebrar o sacramento da Eucaristia, confessar ou administrar o sacramento da unção dos enfermos.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas