Gaudium news > “Fátima é o convite a uma vida Santa”

“Fátima é o convite a uma vida Santa”

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 04-11-2019, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, foram veneradas as relíquias dos Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, Portugal.

Fátima é o convite a uma vida Santa.jpg

As relíquias estiveram presentes durante a eucaristia presidida pelo Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

Para o sacerdote o Dia de Todos os Santos não “é um conceito ou uma abstração”, mas sim “o rosto concreto de tantos que, nas suas vidas, se tornaram para nós imagem viva de Jesus Cristo”.

Santidade não é privilégio

“A santidade não é um privilégio reservado a alguns eleitos, é a vocação de todos nós Cristãos.
Desta forma, os santos “são aqueles que souberam confiar as suas vidas a Deus; aqueles que, mesmo no meio das lágrimas, das dificuldades e das incompreensões, procuraram sempre em Deus a sua força, confiaram na Sua presença e Lhe entregaram a vida”.

Segundo o Pe. Carlos Cabecinhas, ao ouvir as Bem-Aventuranças, é como ouvir um convite de Jesus, porque “Ele viveu a pobreza com plena confiança em Deus, seu Pai, foi humilde, misericordioso, puro de coração, pacífico e pacificador, amou a justiça, sofreu perseguição…Podemos dizer que em cada um dos santos e santas encontramos os traços do rosto de Cristo e identificamos a semelhança com Ele”.

Sinais de Santidade

Continuou o Reitor em sua homilia:

“Ser santo é aproximarmo-nos e imitar Jesus, porque os santos são aqueles que souberam confiar as suas vidas a Deus, e vem-nos à mente a pergunta de Nossa Senhora aqui em Fátima aos Pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus? “, considera o reitor, que afirmou ainda que todo este ato de aceitar confiar a vida nas mãos de Deus é “sinal de santidade”.

Assim, “somos por isso todos chamados a ser santos, porque a santidade, como caminho indicado pelas Bem-Aventuranças, é a vocação de todos nós”.

Fátima convite a uma vida Santo

Na mensagem de Fátima, há este horizonte, que passa por conduzir cada um a Deus e “à vida de comunhão com Ele, isto é, a uma vida santa, e é isto que é Fátima: o convite a uma vida santa”.

“Mas a santidade em Fátima também é visível nos protagonistas, os Pastorinhos, neles encontramos não apenas o enorme desejo de serem santos, desejos que tantas vezes a nós nos falta, mas igualmente o esforço diário por serem humildes, justos, misericordiosos, pacíficos, puros de coração como Jesus Cristo, porque neles descobrimos este esforço de viver de acordo com as Bem-Aventuranças”, acrescentou ainda.

A veneração das relíquias nesta celebração, representam para cada um “o exemplo e o estímulo, de uma santidade próxima e simples à qual somos convidados”.

(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações https://www.fatima.pt/pt/news/)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas