Gaudium news > Santuário de Braga, em Portugal, elevado à categoria de Basílica

Santuário de Braga, em Portugal, elevado à categoria de Basílica

Braga – Portugal (Terça-feira, 05-11-2019, Gaudium Press) O Santuário de São Torcato, na Arquidiocese de Braga, em Portugal será elevado à categoria de “basílica menor”. A cerimónia de edificação será em 27 de fevereiro de 2020.

Santuário de Braga, em Portugal recebe o título de Basílica-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

“Rico em tradições, os fiéis deste Santuário prestam particular devoção a S. Torcato, cujo corpo se conserva até aos nossos dias incorrupto”, informou Dom Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

Santuário de São Torcato

O Santuário localiza-se perto de Guimarães, na vila de São Torcato.

Arquitetonicamente é um edifício majestoso, imponente e perfeitamente preparado para receber esta dignidade, inclusive a nível pastoral.

São mais de 750 mil os peregrinos e fiéis que acorrem a este centro de culto”, informou ainda o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, na carta que enviou ao Vaticano, solicitando esta distinção.

O arcebispo primaz apontou ainda o esforço da Irmandade do Santuário de São Torcato em acolher todos os peregrinos, inclusive aqueles portadores de deficiência física com mobilidade condicionada.

Estímulo

Para o Arcebispo da Braga, “A elevação a basílica menor, mais do que uma dignidade, será um estímulo e uma responsabilização a tornar este santuário um espaço acolhedor, fraterno, um espaço de espiritualidade onde é possível um encontro com Cristo mediante a oração, a eucaristia e a reconciliação.

Será, para toda a Arquidiocese, um compromisso com a nova evangelização.

As Basílicas

Historicamente, uma basílica era apenas uma grande construção retangular, bastante comum na Roma Antiga, com uma abóboda semicircular no topo.

A abóboda era tradicionalmente o lugar onde um juiz ou imperador romano se sentaria.

Na verdade, o termo “basílica” tem uma razão política: em grego, “basileos” significa rei. A basílica é, então, o lugar do soberano, onde o soberano se senta, fala e governa.

Adaptação

Os cristãos adaptaram esse estilo de construção pública para o lugar onde o sacrifício da Missa é celebrado, associando-o ao Reino de Jesus.

Desta forma, Cristo foi visto como o verdadeiro juiz e governante, suplantando o papel dos líderes romanos.

À medida que os séculos passaram, este modelo arquitetônico foi copiado em todo o mundo por inúmeras igrejas católicas romanas.

A maioria das igrejas mais antigas foram desenhadas no estilo da basílica.

Título de Basílica

Ao longo do tempo, os Papas deram a certas igrejas o “título” canônico de basílica, concedendo a estes espaços certos privilégios e honras, como: ter um altar reservado ao Papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetido à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere status internacional.

“Maiores” e “Menores”

As basílicas são ainda classificadas em dois grupos: “basílicas maiores” (que inclui apenas as igrejas de Roma com grande significado histórico) e “basílicas menores”.

Para receber o título de “basílica”, os bispos locais fazem a solicitação a Roma. Entretanto, a igreja deve ter uma beleza extraordinária e uma rica história junto à comunidade. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas