Gaudium news > Cracóvia assinala ponto de partida de rota que leva até Santiago de Compostela

Cracóvia assinala ponto de partida de rota que leva até Santiago de Compostela

Espanha – Santiago de Compostela (Terça-feira, 05-11-2019, Gaudium Press) O Caminho de Santiago de Compostela é conhecido como a rota da Europa, assim o testifica agora o marco -poste de pedra-, localizado diante da “Janela do Papa” João Paulo II em Cracóvia -Palácio Episcopal-, que indica 4.184 quilômetros desde a cidade polonesa até Santiago de Compostela.

Cracóvia assinala ponto de partida de rota que leva até Santiago de Compostela.jpg

O ato de colocação do marco, ocorreu no dia 29 de outubro, sendo presidido pelo conselheiro de Cultura e Turismo da Galícia, Román Rodríguez, durante uma viagem institucional à Polônia. Também estiveram presentes: Dom Damian Muskus, Bispo Auxiliar de Cracóvia; o embaixador da Espanha na Polônia, Francisco Javier Sanabria; e o prefeito de Cracóvia, Jacek Majchrowski.

“A colocação deste símbolo neste local representa tudo o que nos une e simboliza a irmandade Galícia e Polônia”, indicou Rodríguez, recordando São João Paulo II, que visitou em duas ocasiões Santiago de Compostela: em 1982, quando realizou o Caminho, e em 1989 na celebração da Jornada Mundial da Juventude que ali ocorreu, da qual se comemoram 30 anos.

Também ressaltou o número de peregrinos poloneses que anualmente realizam a rota jacobina, sendo um dos 15 países que mais participa no Caminho até o Túmulo do Apóstolo Santiago. Em 2018 este itinerário foi realizado por 4.785 poloneses. Inclusive alguns peregrinos têm se aventurado a realizar a rota a partir da Polônia.

Este não é o primeiro marco localizado fora da Espanha para sinalizar a rota até Santiago de Compostela, já que o Governo galego implantou outros em Bruxelas, Glasgow, Lorient e Rio de Janeiro.

O propósito é a internacionalização do Caminho de Santiago e fortalecer os vínculos com a Europa diante do Ano Santo Compostelano que ocorrerá em 2021.

Novo recorde de peregrinos

O Caminho de Santiago ganha cada vez mais popularidade e cresce no número de peregrinos, não obstante no último mês ter alcançado um novo recorde de pessoas que chegaram até Santiago de Compostela, após caminhar pelas diferentes rotas até a Catedral Compostelana, meta do Caminho.

De acordo com dados oferecidos pelo Departamento do Peregrino de Santiago, durante outubro um total de 36 mil peregrinos receberam a Compostela, documento que certifica a realização da rota jacobina por fins religiosos. Uma cifra ligeiramente acima da de outubro de 2018, quando foram 35.602 os peregrinos que chegaram à Santiago de Compostela.

Até agora, neste ano de 2019 já são 336 mil os peregrinos que realizaram a rota jacobina, superando 327.378 que concluíram durante o ano de 2018, sendo os espanhóis os que registraram o maior número de peregrinos com mais de 144 mil.

Itália, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido, Irlanda, Coreia, Brasil, Austrália, Canadá e Polônia, também contaram com importantes cifras de peregrinos durante o ano de 2018, e neste ano de 2019. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas