Gaudium news > Santuário de Fátima realiza último dos “Encontros da Basílica” de 2019

Santuário de Fátima realiza último dos “Encontros da Basílica” de 2019

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 06-11-2019, Gaudium Press) A última edição dos “Encontros da Basílica” neste ano de 2019 será no próximo domingo, dia 10 de novembro.

Santuário de Fátima realiza último dos Encontros da Basílica de 2019 .jpg

Os Encontros na Basílica são uma proposta de reflexão sobre Fátima, em formato de palestra com um recital de música, que o Santuário dinamiza durante o triénio 2017-2020, que tem como tema genérico “Tempo de graça e misericórdia”.

O último Encontro deste ano terá como tema: “Fátima lugar de fragilidade – doença e pecado” e está agendado para ter seu início às 15h30.

A primeira das apresentações será realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, pelo diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, padre José Nuno Silva.

Segundo o Padre José Nuno, “o sofrimento, ligado à vivência da doença – que evoca a inexorabilidade da morte no tempo -, e do pecado – que evoca a possibilidade da morte eterna -, é aquela experiência humana radical em que o sujeito humano, como no amor, toma consciência de si precisamente como tal” e sente necessidade de “re-significar a sua condição e a sua existência na raiz e no fruto, no crescimento e no cuidado, outro modo de dizer redimir”.

Para o sacerdote, sua palestra vai justificar Fátima como “lugar de fragilidade humana”, enquanto “evento teológico e teologal da graça e da misericórdia (que) assume a sua plenitude de potencial de sentido pascal oferecido por Deus à humanidade”.

Fátima – Manto de luz

O diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima afirma que “Nesta perspectiva, a luz de Fátima, o manto de luz que é Fátima deve interpretar-se como convite à re-significação da fragilidade da condição e da existência humana pela resposta livre – em amoroso frágil sacrifício orante e cuidadoso de si mesmo a Deus pelo outro no mistério da sua fragilidade”.

Padre José Nuno Ferreira da Silva

O padre José Nuno Ferreira da Silva é presbítero da diocese do Porto desde 1989.
Desde outubro de 2016 é responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

O sacerdote foi também Capelão do Hospital de S. João, coordenador nacional das capelanias hospitalares e membro da Comissão Nacional de Pastoral da Saúde.

Ele integrou a Comissão de Ética e a de Humanização e fez parte da Comissão de Ética do ‘Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge’ e lecionou em diversas Escolas Superiores de Saúde, nas áreas da Antropologia, da Ética e da Espiritualidade da Saúde.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas