Gaudium news > Campanha nacional para diagnóstico precoce de Aids e Sífilis será lançada em Porto Alegre

Campanha nacional para diagnóstico precoce de Aids e Sífilis será lançada em Porto Alegre

Porto Alegre (Segunda, 09-11-2009, Gaudium Press) A coordenação da “Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce do HIV e da Sífilis” em Porto Alegre vai realizar, no próximo dia 10, o lançamento da Campanha de Ampliação de Testagem do HIV e da Sífilis na capital gaúcha. A campanha nacional, oficialmente inaugurada no dia 22 de outubro, conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é uma iniciativa inédita entre o Ministério da Saúde e a Igreja brasileira.

De acordo com o assessor da Pastoral da AIDS da CNBB, frei Luiz Lunardi, desde 1980 foram detectados 474 mil casos de AIDS, mas calcula-se que cerca de 250 mil brasileiros convivem com o HIV sem saber, já que nunca fizeram o teste. Ele acrescenta que a maioria dos casos são descobertos depois que a doença já se manifestou, o que dificulta o tratamento e aumenta a letalidade da Aids. Em vista disso, a campanha é um projeto piloto em cinco cidades brasileiras, e Porto Alegre é uma delas.

A escolha da cidade de Porto Alegre não foi gratuita. Além da sede nacional da Pastoral de DST/Aids se localizar na cidade, frades capuchinhos ainda mantêm na capital a Casa Fonte Colombo, dedicada à prevenção a Aids e assistência aos portadores do vírus.

A solenidade de lançamento da campanha no dia 10 contará com a presença do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, além de representantes do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, lideranças das pastorais, organizações da sociedade civil e profissionais da saúde.

Após a cerimônia de abertura da campanha, os agentes das pastorais da AIDS, Saúde e da Criança darão início ao primeiro trabalho de campo de abordagem e esclarecimento, orientando a população para a importância do teste em três locais da capital gaúcha: em frente ao mercado público, na “esquina democrática” e na Praça da Alfândega e junto à Feira do Livro. Serão distribuídos panfletos com os endereços dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

A equipe de coordenação de Porto Alegre, por meio do frei Marcelo, destaca que a agenda da campanha foi planejada com ações nos grupos das pastorais envolvidas e inclui romarias diocesanas e em empresas e escolas. “Aproveitaremos todos os encontros, assembleias e planejamentos anuais das igrejas, pastorais e reuniões de clero para divulgação da Campanha”, ressalta.

Frei Marcelo revela ainda que a Pastoral da AIDS fará um levantamento das áreas mais vulneráveis e com maior dificuldade de acesso à informação, a fim de estabelecer estratégicas para divulgação da campanha e encaminhamento dos pacientes à rede de saúde.

Campanha

A “Campanha pelo diagnóstico precoce da HIV e da Sífilis” foi lançada oficialmente no dia 22 de outubro pelo ministro da saúde José Gomes Temporão, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e o bispo referencial da Pastoral da Aids, dom Eugênio Rixen, na sede do ministério.

A ideia da parceria surgiu durante o 6º Seminário de Prevenção ao HIV, promovido pela Pastoral da Aids em outubro de 2008. Na época, foi sugerido ao departamento de Aids do ministério que ampliasse a campanha de testagem.

O ministério da Saúde, por sua vez, procurou a CNBB para que auxiliasse a divulgação da necessidade de se fazer o teste. Após várias reuniões para elaborar a campanha, foi decidido fazer uma experiência piloto em cinco cidades: Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Curitiba e Manaus.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas