Gaudium news > Padre Donizetti é proclamado novo Beato da Igreja Católica

Padre Donizetti é proclamado novo Beato da Igreja Católica

São Paulo – Tambaú (Segunda-feira, 25-11-2019, Gaudium Press) Neste último sábado, 23, o Padre Donizetti Tavares de Lima foi beatificado durante cerimônia, na cidade de Tambaú (Diocese de São João da Boa Vista – SP).

O Cardeal Giovanni Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e enviado do Papa Francisco, presidiu a Santa Missa iniciada às 09h, em um altar de 75 metros em formato de cruz, e que contou com a presença de cerca de 20 mil devotos, além de religiosos, seminaristas, sacerdotes e bispos.

Padre Donizetti é proclamado novo Beato da Igreja Católica.jpg

Em sua homilia, o purpurado destacou o exemplo deixado pelo novo beato como “sacerdote zeloso, homem de oração e ação, que viveu a doutrina social da Igreja. Na sua grande humildade, ele se considerou o último dos padres, mas a Igreja agora o coloca como modelo para todos os sacerdotes”.

Voltando-se aos sacerdotes, o enviado do Papa ressaltou que o novo Beato “nos encoraja a dedicarmos nossa vida totalmente ao ministério, nos tornando voz de quantos não têm voz na sociedade, defendendo os indefesos e apoiando os abandonados”.

Em seguida, exortou aos seminaristas para que procurem no Padre Donizetti “o modelo de discernimento vocacional que os leve a se tornarem luz e sal da terra no contexto do mundo e da sociedade hodierna com os seus desafios”.

Dirigindo-se aos leigos, o Cardeal Becciu explicou que o Beato Donizetti “representa um exemplo luminoso de vida evangélica também para os fiéis leigos, chamados a colocar os próprios talentos a serviço da evangelização, em particular, como lembrou o Concílio Vaticano II, animando com o espírito cristão as realidades temporais”.

“No Beato Donizetti Tavares de Lima brilha a imagem de Cristo Bom Pastor, preocupado por ir à procura da ovelha perdida, de curar as feridas, de tratar os que estão doentes, apascentando o rebanho segundo a justiça. Como pároco, não se poupou no serviço à sua gente, ninguém era excluído da sua atenção” e, “em todas as criaturas sofredoras, via o rosto de Cristo”, afirmou.

Tratando sobre as obras do novo Beato, o purpurado perguntou: “Onde encontrou tanta energia para viver uma missão tão vasta e extraordinária?”. Para em seguida responder que “antes de tudo, na oração. As testemunhas referem que rezava muito, celebrava com fervor, ficava frequentemente em oração diante do Santíssimo Sacramento”.

O Padre Donizetti também “nutria uma devoção filial a Nossa Senhora”, sob o título de Aparecida “Frente às graças e ajudas celestes que obtinha com a sua oração, repetia: ‘Eu não sou ninguém, mas posso obter de Deus, através de Nossa Senhora'”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas