Gaudium news > Santuário de Aparecida acolhe a 13ª Romaria das Comunidades Negras

Santuário de Aparecida acolhe a 13ª Romaria das Comunidades Negras

Aparecida (Segunda, 09-11-2009, Gaudium Press) No último sábado (7), o Santuário Nacional de Aparecida recebeu a 13ª Romaria das Comunidades Negras. Com o tema “Comunidade negra protegendo a vida” e o lema “Com a Mãe Aparecida, amamos e protegemos a vida”, a celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava, no Paraná, dom Antônio Wagner, logo após a acolhida aos romeiros, informou a CNBB.

O evento marcou a abertura do mês da consciência negra para os agentes da pastoral afro-brasileira e os grupos presentes oriundos de diferentes Estados do Brasil, que participaram de um almoço comunitário seguido de diversas apresentações artísticas.

Durante as apresentações, o coordenador do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap) e articulador da marcha contra a intolerância religiosa da cidade do Rio de Janeiro, Ivanir dos Santos, partilhou com os presentes os avanços do grupo de combate à intolerância religiosa e distribuiu para cada delegação um material de apoio e informativo.

Também foi recordado às comunidades refletirem, durante o mês da consciência negra, o tema “Negros e negras e a promoção da vida” e o lema “Amamos, promovemos e protegemos a vida”, que versam sobre o combate à violência contra a juventude negra.

De acordo com o assessor da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antônio dos Reis, cada delegação recebeu um texto com orientações para desenvolver o trabalho nas comunidades e grupos.

A iniciativa do tema de reflexão está em consonância com o tema proposto para o Dia Nacional da Juventude celebrado no dia 25 de outubro desse ano. O secretariado de pastoral afro-brasileira sugere o aprofundamento da reflexão a partir da realidade dos jovens negros.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas